Subscribe Now

Trending News

Conheça os 4 melhores bairros para morar em Niterói
Qualidade de vida

Conheça os 4 melhores bairros para morar em Niterói

Separada da capital fluminense pela Baía de Guanabara, a cidade tem atraído muitos moradores, dado que é considerada um dos municípios com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Além disso, os melhores bairros de Niterói reúnem beleza, segurança e excelente qualidade de vida.

A região é uma ótima alternativa para quem deseja viver perto do Rio de Janeiro, mas busca um custo de vida mais acessível. Opções de lazer não faltam, principalmente se você gosta de fazer passeios culturais e apreciar as belezas naturais. Além disso, fica a 13 quilômetros da capital pela ponte Rio-Niterói.

Ficou interessado? Neste post, selecionamos alguns dos melhores bairros para você conhecer e, quem sabe, morar na cidade que não deixa de ser maravilhosa. Confira!

Vantagens de morar em Niterói

Comparado ao Rio de Janeiro e outras cidades da região, Niterói oferece menor custo de vida, equiparando quase que a municípios do interior, mas com opções de serviço e lazer de uma grande metrópole. Para se ter ideia, comprar ou alugar um imóvel na região chega a ser até 40% mais barato do que na capital fluminense. Inclusive, o valor de ingressos de cinema, teatros, shows e hospedagens também contam com mais economia.

Outra vantagem é que Niterói é uma excelente cidade para se envelhecer no país, ficando apenas atrás de Santos. Isso porque, tem ótimo acesso à saúde, com muito mais médicos por habitantes, otimizando os atendimentos ao público da terceira idade. Como sabemos, manter uma boa saúde não é a única vantagem dos idosos, não é mesmo? Um dos melhores benefícios é o engajamento cultural e as diversas opções de lazer que a cidade possui. Confira os melhores bairros de Niterói para se viver!

1. Icaraí

Esse é o bairro mais famoso e também o mais populoso de Niterói. Icaraí é uma região nobre que abriga um comércio bastante variado e uma praia que atrai praticantes de esportes durante o dia e à noite, já que é bem iluminada. Também conta com o Campo de São Bento, um importante parque da cidade para quem procura um lugar seguro para se divertir com a família.

O local une tradição e modernidade em seus arredores, com sua história que nos leva à Freguesia de São João de Carahy, oferecida no século XVI ao indígena Arariboia, fundador da cidade. Apenas no século XIX, quando Niterói se tornou capital do Brasil, que o bairro começou a ser povoado, sendo considerado uma cidade.

Vale destacar que Icaraí é composta por vários acessos ao centro de Niterói e ainda possui diversas paradas de ônibus por todo o bairro, possibilitando a mobilidade dos moradores aos principais pontos da cidade, permitindo até mesmo o deslocamento facilitado das pessoas para outros bairros do Rio de Janeiro.

Ao escolher viver na região, pode ficar tranquilo, porque Icaraí tem ótimos restaurantes e padarias, além de escolas, clínicas, lojas e oferece ainda o Shopping Icaraí e o cinema da Universidade Federal Fluminense.

O que faz dessa localização um dos melhores bairros de Niterói é a tranquilidade de estar em uma região segura, por conta da grande movimentação e bom policiamento. Esses detalhes fazem toda a diferença para quem procura mais qualidade de vida e com todos os tipos de serviços bem pertinho da sua família.

2. Charitas

Você quer beleza e tranquilidade? Charitas tem pelo menos 8 mil habitantes, sendo considerado um pequeno bairro e o único, além do Centro, que conta com uma estação de barcas que fazem a travessia para o Rio de Janeiro. Logo, os moradores têm uma vista muito privilegiada da Baía de Guanabara.

O bairro está localizado na enseada de São Francisco, então ambas as regiões compartilham a mesma praia, sendo que o lado de Charitas contém inúmeras opções de quiosques e atividades para as crianças se divertirem. Vale lembrar que sua identidade própria surgiu recentemente, uma vez que a região era considerada a extensão de Jurujuba.

Ainda que seja relativamente novo, Charitas tem muita história. O nome do local significa “caridade” na língua latina. Essa origem existe por conta das terras integrarem a Sesmaria dos Jesuítas. Onde hoje é instalado o Casarão, em meados do século XVIII era a sede da Fazenda Jurujuba, propriedade doada para o Seminário São José.

Além de carregar muita história, Charitas conta com o Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes. Inaugurada em 2014, conhecida como a melhor escola da rede pública do estado do Rio de Janeiro, alcançando 6,5 pontos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Isso só mostra como Charitas tem muito a oferecer para a sua família.

3. Jardim Rosa

Uma das melhores vantagens de escolher o bairro Jardim Rosa é a localização privilegiada. Situada perto do bairro de Icaraí, é uma das regiões que mais cresceram na cidade, contando com inúmeros empreendimentos modernos.

Jardim Rosa reúne diversas opções de escolas, clínicas, farmácias, padarias, restaurantes, agências bancárias e a Universidade Unilasalle. Ou seja, viver aqui possibilita que você resolva seus compromissos do dia a dia de maneira prática e rápida.

Caso você trabalhe ou precise se deslocar com facilidade para o centro do Rio de Janeiro, o bairro conta com várias linhas de ônibus que levam até a área central de Niterói, que é de onde saem as barcas. O percurso de ônibus dura uma média de 15 minutos.

A região conta com muito entretenimento, como o Teatro Abel, o complexo esportivo Caio Martins que, além de sediar diversos eventos do esporte, também é palco de variados shows de grandes nomes da música brasileira.

Basicamente, o bairro é perfeito para quem deseja morar em um lugar tranquilo, em busca de sossego e diversão para a família.

4. Piratininga

Está procurando uma natureza deslumbrante? Piratininga tem muitas opções de lazer. Para começar, o bairro conta com um calçadão e um mar exuberante que atrai tanto moradores como visitantes. O local é apropriado para veraneio, mas também conta com ótima estrutura para quem decide morar na região, considerada de alto padrão.

Por se tratar de um bairro relativamente novo, a maior vantagem é a tranquilidade e o contato com a natureza. Uma vez que o local tem recebido muitos moradores que visam o sossego de morar perto da praia, os empreendimentos tendem a ter mais opções de lazer com áreas externas maiores para o relaxamento.

Piratininga está localizada na porta de entrada da Região Oceânica de Niterói, um elemento estratégico, em que conta com escolas, bares, principais agências bancárias, supermercados, restaurantes, lojas de conveniência e de materiais de construção, entre outros tipos de comércio.

Além disso, a praia de Piratininga é uma das maiores de Niterói, formando uma grande piscina natural, composta por diversos quiosques espalhados na orla, recebendo muitos amantes de esporte ao ar livre. É um excelente bairro para quem deseja desfrutar da tranquilidade de viver na praia.

Agora que você entende melhor sobre os melhores bairros de Niterói, já deve saber qual faz mais o seu estilo. Basta escolher entre estar próximo do Rio de Janeiro, ter as melhores praias ou ótimas opções de educação para os seus filhos.

Acesse nosso site e confira os melhores lançamentos da cidade para a sua família!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *