Subscribe Now

Trending News

Veja como acertar na decoração de ambientes integrados
Decoração

Veja como acertar na decoração de ambientes integrados

O ambiente integrado dentro de um apartamento, casa ou estúdio traz uma sensação de amplitude, oferecendo um espaço ainda mais aconchegante e modernidade para a arquitetura do espaço.

Um ambiente integrado nada mais é do que dois ou mais cômodos que não têm paredes para separá-los. Normalmente, é possível apenas limitá-los com tapetes, móveis e até algumas divisórias vazadas, mas o importante é manter a maior parte do espaço aberto, dando a ideia de um lugar mais amplo.

Mas acertar na decoração desses espaços requer atenção e investimento nas peças certas. Quer algumas dicas? Continue a leitura e acompanhe!

Capriche nas divisórias

As divisórias não fazem o mesmo papel da parede, como muitas pessoas podem imaginar. Elas ajudam a dividir o espaço sem perder a sensação de integração, mas mantendo um estilo elegante e, ao mesmo tempo, trazendo certa privacidade ao ambiente. Além disso, podem se encaixar perfeitamente em estúdios, por exemplo, para separar a parte da sala e do quarto, da cozinha ou até da mesa de refeições.

Selecione uma paleta de cores

Mesmo que cada ambiente tenha decoração e cores específicas, é preciso escolher uma paleta de cores que conversem entre si para os espaços integrados. Os tons neutros, por exemplo, ajudam ainda mais a dar a sensação de amplitude buscada por esse tipo de arquitetura.

Outra sugestão que está em alta são os tons pastéis, que são claros e trazem aconchego para os ambientes. Você pode apostar em uma cor para cada ambiente, respeitando o tom e fazendo com que eles combinem.

Cuidado com alguns erros básicos

É muito importante prestar atenção em alguns detalhes básicos que podem colocar seu projeto a perder no ambiente integrado. Um deles é usar pisos diferentes em cada um deles no intuito de separá-los. Para fazer essa demarcação do espaço, prefira usar tapetes.

Por outro lado, não separar sutilmente os espaços também pode dar a sensação de que tudo está junto e até trazer a ideia de falta de organização. Tente dividir os ambientes com tapetes, aparadores e móveis para delimitar as áreas sem precisar fechar.

Outro erro comum é não respeitar e priorizar a circulação de pessoas. Colocar muitos móveis que atrapalham a passagem e errar na escolha dos tamanhos podem deixar o apartamento carregado. A dica é deixar sempre os corredores livres e, se quiser decorar, investir em quadros e objetos pendurados para não atrapalhar a circulação.

Use a iluminação a favor do ambiente integrado

Invista em uma boa cortina para barrar a entrada solar quando você não quiser iluminação dentro de casa, para quando for assistir à TV, por exemplo. Nos casos de ambientes em que haja incidência direta da luz do sol, escolha um modelo que tenha proteção solar, para não estragar móveis e eletrodomésticos.

Uma boa iluminação artificial também dá um charme especial e ajuda a separar os cômodos sem precisar dividi-los. Objetos como abajures, lustres e luz direta nos quadros e nos itens de decoração dão ainda mais estilo para o espaço. Apostando nisso, nas cores estratégicas e nos móveis adequados, é possível criar um ambiente integrado do jeito que você gosta.

Falando em luz para casa, que tal caprichar nessa parte da decoração? Descubra como fazer um projeto de iluminação para apartamento!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *