Subscribe Now

Trending News

5 dicas para uma decoração de quarto infantil moderna
Arquitetura, Decoração, Família, Imóveis, Qualidade de vida

5 dicas para uma decoração de quarto infantil moderna

Planejar cada detalhe da decoração de quarto infantil é fundamental para compor um ambiente que reflita os gostos e, principalmente, a personalidade da criança. Para isso, o espaço deve conter elementos que permitam desenvolver a criatividade sem abrir mão da boa estética e organização.

Quer ajuda para encarar esse desafio? Neste post, vamos mostrar como você pode montar um cantinho moderno e exclusivo para os pequenos. Fique de olho e saiba como começar!

1. Inove nas cores

Vá além do tradicional rosa para meninas e azul para meninos. Existem milhares de outras cores para trabalhar na decoração de quarto infantil — seja nas paredes, piso ou teto. Paletas sóbrias, com tons suaves e discretos, por exemplo, criam uma base neutra que harmoniza com diferentes estampas e texturas.

Opções como branco, bege e cinza-claro também são atemporais, ou seja, conseguem se manter em alta em qualquer época. Você pode aplicá-los nas principais superfícies e utilizar alguns elementos com tons vibrantes (amarelo, laranja, verde) para criar contrastes sobre o fundo neutro.

2. Capriche nos móveis

O público infantil demanda mobiliário diferenciado para obter máximo conforto. Por isso, pense em ergonomia e invista em peças adequadas ao peso e tamanho dos pequenos. Se no local houver mesa e cadeira para estudo, é interessante procurar modelos que permitam regulagem de altura e largura, que se adaptam às necessidades conforme o crescimento da criança.

Com relação ao design, tenha em mente que móveis trabalhados com linhas retas e simples são mais fáceis de encaixar no cômodo e otimizam o layout. Isso vale para a cama, guarda-roupa, cômoda, penteadeira e criado-mudo. Ainda assim, nada impede que você adicione uma peça com entalhes, ornamentos ou acabamento arredondado — formas orgânicas são tendência na decoração para 2019!

3. Pense na iluminação

A luz natural deve ser valorizada na decoração de quarto infantil. Para isso, evite obstruir janelas com móveis altos e prefira cortinas leves e de cores claras. Esse cuidado vai permitir que a claridade entre ao longo do dia, proporcionando economia de energia elétrica.

Já a luz artificial pode ser aproveitada para dar destaque a áreas específicas do ambiente. Que tal dispor abajures sobre os móveis ou cordões de luzes em torno de um espelho ou da cabeceira? Isso cria sombras e iluminação indireta para uma atmosfera mágica e, ao mesmo tempo, aconchegante.

As luzes para efeitos decorativos podem trazer diferentes tonalidades — o amarelo é conhecido pelo conforto visual. Em locais que exigem concentração, como a escrivaninha ou cantinho de leitura, o ideal é utilizar uma luminária com lâmpada de luz branca.

4. Decore com pertences

Tapetes para proteger os pés, cortinas para dar privacidade e quadros divertidos são itens básicos na decoração dos quartos. Uma maneira de modernizar o visual é adicionar itens que tenham a cara de quem faz uso do ambiente.

No caso de crianças pequenas, os brinquedos (ursinhos, bonecos) são ótimas pedidas. Os mais crescidos já costumam ter outros elementos favoritos, como livros, jogos e gibis. A ideia é aproveitar esses pertences de modo que fiquem expostos e façam parte da composição.

Eles podem ficar pendurados em ganchos na parede, posicionados em cestos/caixas organizadoras ou dispostos sobre nichos e prateleiras. Esses arranjos previnem a bagunça, facilitam a vida dos pais e, de quebra, complementam o cômodo com personalidade.

5. Considere a segurança

Essa dica é crucial para quem tem bebês ou crianças pequenas. Se quer deixar seu filho livre de perigos dentro do próprio quarto, considere instalar elementos de segurança específicos. Veja algumas opções de recursos que você encontra no mercado:

  • protetor de porta: evita que a criança feche a porta por completo, o que poderia esmagar seus dedinhos;
  • protetor de tomada: pequena peça que se encaixa na saída de energia, mantendo-a coberta;
  • protetor de quina: utilizados em cantos de móveis, evitam que os pequenos tenham contato com superfícies pontiagudas.
  • revestimentos antiderrapantes: podem ser aplicados no piso para evitar quedas e machucados.

Esses são os principais elementos que devem compor uma decoração de quarto infantil moderna. Seu filho certamente vai curtir ter um projeto trabalhado nos mínimos detalhes e pensado com muito carinho.

Se gostou deste artigo, compartilhe-o nas redes sociais e leve as dicas a outras famílias interessadas no assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *