Subscribe Now

Trending News

Localização do imóvel: 6 dicas imbatíveis para escolher a ideal
Imóveis

Localização do imóvel: 6 dicas imbatíveis para escolher a ideal

A localização do imóvel é um fator que deve ser levado em consideração no momento de escolher um lar para a sua família. Pode parecer apenas um detalhe, mas ela influencia totalmente na sua qualidade de vida.

Escolher um imóvel bem localizado é importante para não atrapalhar a rotina da família. Ter atenção a isso, traz a clareza do entendimento em relação às necessidades do seu dia a dia. Será que uma casa ou apartamento em uma dada localização atende a essa questão?

Além disso, esse é um fator importante para a própria valorização do imóvel. Pensando nisso, preparamos uma lista com 6 dicas imbatíveis para escolher um imóvel com localização ideal. Confira!

1. Olhe para a segurança

A nossa primeira dica sobre entender qual é a melhor localização do imóvel é a respeito de um assunto importante para praticamente todas as pessoas: a segurança. Afinal, todos queremos que nós e nossas famílias morem em um local seguro, não é mesmo?

Então, antes de mais nada, procure informações relacionadas a segurança do bairro onde está localizado o imóvel, bem como os índices de criminalidade da região.

Isso já dará uma boa base para a escolha, mas é possível buscar, também, informação extra, tal como a qualidade do policiamento na região, além da presença de delegacias no entorno do imóvel.

Obviamente que quanto menor o índice de criminalidade, melhor será a sua qualidade em relação a segurança.

2. A proximidade de comércios e outros estabelecimentos

Outro fator muito importante na localização do imóvel é a sua proximidade com comércios e estabelecimentos que oferecem serviços para facilitar a sua vida.

Estamos falando desde questões relacionadas às compras, tal como supermercados, farmácias, lojas e shoppings, até outros estabelecimentos que fazem parte da rotina da vida da sua família.

Exemplos desses estabelecimentos podem ser as escolas, para quem tem crianças em idade escolar, bancos, cabeleireiros, parques, restaurantes, dentre outros. Então, quanto mais próximo o imóvel estiver desses locais, mais bem localizado ele será.

Apesar disso, tome cuidado com uma questão, geralmente a proximidade com esse tipo de comércio pode causar um certo transtorno relacionado ao barulho do trânsito, bem como da circulação das pessoas no seu entorno. Então, tome cuidado para que essa conveniência não se torne um transtorno.

3. Qualidade dos acessos

Sem dúvida alguma, escolher imóveis com a melhor localização também envolve analisar os deslocamentos diários que você e a sua família precisarão fazer para ir ao trabalho, a escola, a faculdade, dentre outros compromissos rotineiros.

Então, além de verificar a proximidade do imóvel para esses locais, é preciso analisar a qualidade das ruas, bem como a facilidade de acesso do bairro do imóvel até a região desses compromissos diários.

Verifique a qualidade do asfalto, se as ruas são bem sinalizadas com semáforos, pista dupla e até se possui uma boa iluminação.

Pode parecer apenas um detalhe, mas isso é importante para entender se esse deslocamento, independente se será feito de carro ou de transporte público, valerá a pena.

4. Atendimento do transporte público

Outro ponto interessante está no atendimento do transporte público da região, principalmente se pessoas da sua família dependem dele para trabalhar, estudar e cumprir com os seus compromissos.

O fato é que quando uma pessoa fica muito tempo no transporte público para alcançar o seu objetivo de deslocamento, sem dúvida alguma a sua qualidade de vida cai, o que pode afetar em muitas coisas da sua vida, inclusive no relacionamento com os seus familiares.

Pode ser que você e a sua família não dependam desse transporte, mas não se esqueça que amigos, parentes e outras pessoas precisarão chegar até você por algum motivo e essas pessoas podem depender desse tipo de transporte.

Então, antes de adquirir um imóvel, verifique também esse fator.

5. Análise o perfil do bairro

Não se esqueça também que é fundamental analisar o perfil do bairro antes de comprar o imóvel. Estamos falando que existem bairros que são predominantemente residenciais e bairros que são considerados mistos, ou seja, há uma parcela de residências e uma parcela de comércio.

Os bairros predominantemente residenciais geralmente são mais tranquilos, pois contam com uma grande quantidade de casas e apartamentos. Obviamente que esses bairros estão longe de ser referência na localização de comércios e facilidades, mas nada impede que exista pequenos estabelecimentos e escolas perto da sua localização.

Ou seja, é possível encontrar o equilíbrio do conforto com as facilidades do dia a dia em bairros como esse. Caso contrário, os bairros mistos podem satisfazer as necessidades de quem não quer nem tirar o carro da garagem para lidar com os seus compromissos, pois tem tudo muito perto em quantidade: farmácias, escolas, supermercados, shoppings, academias, dentre outros.

Obviamente que esses bairros são mais caóticos e barulhentos, mas dependendo do perfil da sua família, é uma ótima escolha para economizar tempo e dinheiro no dia a dia.

6. Verifique como será a adaptação da mudança

Por fim, a nossa última dica é para que você analise como será a adaptação da sua família no processo de mudança. Afinal, é normal que haja um certo costume com o imóvel atual, bem como, com a sua localização.

Então, não deixe de verificar se o processo de mudança vai ser algo bom para todos. Nessa questão é necessário analisar os mínimos detalhes, principalmente em relação a rotina da família. É interessante que haja o questionamento se a mudança será benéfica ou maléfica.

Para exemplificar, vamos pegar uma família com filhos que precisam ir até uma certa escola. Se a família mora perto da escola, será que valerá a pena mudar para um imóvel em que a localização é muito mais longe? Os outros pontos que motivam essa mudança, compensam essa desvantagem?

Deu para notar que a localização do imóvel é muito importante, certo? Saiba que, além dessas dicas, sugerimos que busque bons profissionais para auxiliar nesse processo para que você tenha mais sucesso na sua escolha. A SPIN Inovações Imobiliárias poderá ajudar você nesse desafio!

E aproveite o Arraiá de Imóveis SPIN para escolher a melhor localização da sua nova casa! Temos oportunidade nos melhores bairros da Região!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *