Subscribe Now

Trending News

Vale apena investir em imóveis para alugar?
Imóveis, Investimento, Marketing e Vendas

Vale apena investir em imóveis para alugar?

Dentre as opções disponíveis para quem pretender aplicar bem o seu dinheiro nos dias de hoje, a ação de investir em imóveis para alugar é considerada relativamente nova, mas é algo que já passa pela cabeça de muitos que prezam por fazer um investimento seguro, além da grande possibilidade de trazer um retorno tanto no curto quanto no longo prazo.

Tendo em vista esse cenário, mostraremos a lista que preparamos com alguns dos motivos para investir em imóveis, a fim de ajudá-lo a entender melhor sobre o que avaliar nesse momento. Confira!

Vale a pena investir no mercado imobiliário

É bem possível que você esteja se questionando se realmente vale a pena fazer esse tipo de investimento. Obviamente que não existe uma resposta precisa para esse tipo de pergunta, pois, é uma decisão que envolve muitos fatores, tal como avaliar o tipo de imóvel, a sua localização, bem como as condições financeiras do investidor, dentre outras questões.

O fato é que o mercado imobiliário é muito dinâmico. Nos últimos anos, passou por algumas mudanças que, de alguma maneira, impactaram nas decisões das pessoas que querem fazer negócio no ramo.

A boa notícia é que existem alguns indicativos de que é possível, sim, se dar bem nesse mercado. Um deles está no fato de que grande parte das pessoas bem-sucedidas financeiramente possuem uma parte dos seus investimentos em imóveis.

Possibilidade de ter uma renda extra

O primeiro motivo que mostra que investir em imóveis para alugar é uma boa alternativa está em, nada mais que, contar com uma boa renda extra. Aliás, entender esse motivo é algo relativamente simples: o investidor compra o imóvel, coloca para alugar e, quando a negociação é concretizada, receberá o valor do aluguel, configurando uma renda extra todos os meses.

Sendo assim, ficará a cargo do proprietário utilizar o valor recebido do aluguel para ajudar a arcar com os seus custos de vida, ou então, dar outra finalidade que seja apropriada para o dinheiro, tal como realizar outros investimentos, sejam eles em imóveis ou não.

Apesar disso, é preciso ter um certo cuidado e muita atenção, pois, nem todo tipo de imóvel conta com uma adesão fácil para ser alugado, isso depende de vários fatores, como já comentamos.

Por exemplo, sabemos que há um movimento muito bom para a locação de flats e apartamentos em formato de estúdio. Por outro lado, sabemos também que algumas cidades já se saturaram do aluguel de outros tipos, tal como as salas comerciais na região do Rio de Janeiro.

Então, é preciso avaliar bem se é um bom momento para investir em um imóvel em específico para alcançar a tão sonhada renda extra.

Potencial de valorização do imóvel

Outro bom motivo está no potencial de valorização dos próprios imóveis em geral. Afinal, o déficit habitacional do Brasil é muito grande há muito tempo. Para se ter uma noção, em 2015, o IBGE divulgou um estudo que mostra que o país contava com um déficit de mais de 7 milhões de residência.

Além disso, é natural que o aumento populacional anual contribua cada vez mais para o aumento da demanda por imóveis. Ou seja, dificilmente o mercado de aluguel no Brasil ficará obsoleto, visto que sempre haverá pessoas procurando uma casa para morar.

Tudo isso leva a valorização dos imóveis existentes, visto que a procura é relativamente alta e o setor de construção civil ainda não conseguiu chegar em um patamar que possa atender a essa demanda.

Por isso, hoje, é muito comum a realização do investimento em imóveis para alugar, tendo em vista esse interesse na sua valorização, algo que poderá retornar com o próprio pagamento de um bom aluguel ou até mesmo na venda futura do imóvel, quando atingir o pico mais alto da sua valorização.

Segurança para o investidor

Outro bom motivo está em toda a segurança que envolve investir em um imóvel. Quer queira, ou quer não, o imóvel é um bem, algo que pode ser visto e tocado. Obviamente que Isso traz mais segurança.

Destacamos aqui que, por mais que o país entre em crise, a demanda por imóveis dificilmente acabará tão cedo Um fato interessante é que esse investimento está imune a qualquer ação do governo ou dos bancos, como por exemplo, o congelamento da poupança.

Além disso, conforme comentamos nos pontos anteriores, a moradia é algo básico na vida das pessoas, então, dificilmente a demanda por alugar casas e apartamentos se esgotará. Portanto, é mais do que comprovado que esse tipo de investimento é um dos mais estáveis que existem.

Diversificação de investimentos

Por fim, trazemos a opção de investir em imóveis para que os investidores possam diversificar a sua carteira de investimentos, principalmente os que costumam atuar somente com os investimentos que possuem um risco mais elevado.

Mesmo que seja uma parcela mínima do total, esse tipo de investimento ajuda a diminuir os riscos que todo investidor está acostumado a lidar. Além de que, não é novidade para ninguém, que todo bom investidor possui uma carteira minimamente variada entre modalidades de baixo e alto risco.

Destacamos também a chance do imóvel ter uma boa valorização, algo que poderá render uma boa remuneração ao longo do tempo, seja com o recebimento do aluguel ou com uma venda futura. Ou seja, o retorno financeiro pode ser bem acima do esperado!

Saiba que apesar desses motivos serem suficientes para mostrar o quão bom é investir em um imóvel para alugar, de nada adianta se isso for feito sem contar com uma imobiliária de qualidade e que consiga dar todo o suporte para o comprador.

Afinal, estamos falando de especialistas que conseguirão orientar o cliente no momento da compra, bem como na escolha e qualquer suporte necessário no período pós aquisição do imóvel.

Deu para entender que há diversos motivos que mostram que investir em imóveis para alugar é uma boa opção. Certo?

Agora que você já entende bem do tema, o que acha de entrar em contato conosco para conversarmos melhor sobre o assunto? Não perca tempo e fale com um de nossos especialistas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *