Subscribe Now

Trending News

Saiba quais são os golpes imobiliários mais comuns e como evitar!
Imóveis

Saiba quais são os golpes imobiliários mais comuns e como evitar!

Os golpes imobiliários estão se tornando cada vez mais frequentes! Em um mercado em que grandes valores são negociados, contraventores se aproveitam daqueles que não entendem sobre as documentações e a burocracia envolvidas nos processos para aplicar golpes certeiros.

Para que você não caia nessa e, por consequência, tenha grandes prejuízos, a seguir vamos apresentar os principais golpes imobiliários aplicados atualmente. Continue a leitura!

Quais são os principais golpes imobiliários?

Falso proprietário

Nesse tipo de golpe, o estelionatário se passa por dono do imóvel. Para isso, ele consegue as chaves deixadas na portaria e visita o local para fazer fotos e anúncios. Com a cópia das chaves, mostra o imóvel para pessoas interessadas e exige um adiantamento como garantia de compra.

Falso corretor

O golpe do falso corretor também é muito praticado. Nesse caso, o criminoso convence o proprietário do imóvel a alugá-lo para um inquilino. Com a ansiedade em fechar logo o negócio, o proprietário assina os papéis.

O problema é que a pessoa que se muda não é a mesma dos documentos apresentados e, somente após algum tempo, por não receber o pagamento da locação, o dono percebe que caiu em um golpe.

Venda do mesmo imóvel para várias pessoas

Imagine só receber o dinheiro de sinal ou até mesmo do valor total de um mesmo imóvel de várias pessoas? Acredite, isso também é bem praticado pelos golpistas! Para isso, o dono vende sua propriedade para diversas pessoas e depois do pagamento, some.

Viagem do proprietário

Sabe aquela história de que o dono precisa fazer uma longa viagem e, por isso, está alugando o imóvel por um preço superatrativo? Desconfie desse tipo de situação!

Em muitos casos, o falso corretor afirma que o imóvel está fechado ou usa o local de um cúmplice. Assim, depois de você fechar negócio e realizar o pagamento adiantado, o criminoso desaparece.

Loteamentos inexistentes

Alguns estelionatários também vendem lotes que não estão localizados no endereço do registro do imóvel ou nem mesmo existem. Pode parecer impossível, mas esse tipo de crime acontece e pode ser evitado com a atitude simples de verificação do registro da planta em cartório.

Como evitá-los?

Felizmente, é possível evitar os golpes imobiliários com alguns cuidados básicos na hora de comprar ou alugar um imóvel. Confira algumas dicas abaixo:

  • desconfie de preços imperdíveis, muito abaixo dos praticados no mercado;
  • leia muito bem o contrato antes de assiná-lo;
  • visite o imóvel quantas vezes forem necessárias antes de fechar negócio;
  • contrate uma imobiliária de confiança e associada a ADEMI para ajudar em todo o processo — desde a busca de um imóvel até a entrega das chaves.

Os golpes imobiliários são cada vez mais comuns no setor. Para não cair em armadilhas, é preciso ficar muito atento ao longo de todo o processo e desconfiar de preços muito baixos ou facilidades demais. Pesquise, informe-se e procure ajuda de uma empresa especializada para dar o suporte necessário.

Agora que você já sabe da importância de uma imobiliária para evitar cair nos golpes apresentados, precisa escolher a melhor empresa para atender às suas necessidades. Veja nosso artigo e aprenda a escolher uma imobiliária!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *