Subscribe Now

Trending News

5 ideias práticas para ter um apartamento sustentável
Imóveis

5 ideias práticas para ter um apartamento sustentável

A sustentabilidade é uma questão cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Quando, no passado, apenas as empresas tentavam reduzir seu impacto ambiental, a população em geral também procurava práticas para fazer isso em casa, buscando maneiras de deixar o apartamento sustentável.

Ao aderir a modelos de construção mais ecológicos — cada vez mais disponíveis devido à crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e seus recursos — ou fazer alterações graduais em favor da reutilização de materiais em casa, é possível melhorar efetivamente sua qualidade de vida enquanto ajuda a natureza. 

Quer saber como deixar o seu lar mais sustentável? Confira a seguir as nossas dicas!

1. Troque por lâmpadas de LED

O primeiro passo para garantir que sua casa se torne ecologicamente correta é escolher lâmpadas que consomem menos eletricidade. Todos já sabemos que as lâmpadas incandescentes consomem bastante energia, e as versões fluorescentes já fazem parte do nosso dia a dia.

Contudo, os modelos de LED são mais modernos e foram datados como as lâmpadas do futuro. Sua principal vantagem é a economia no consumo de energia em comparação com as lâmpadas fluorescentes. Apesar de custar um pouco mais, sua durabilidade e economia compensam o valor.

2. Aproveite a iluminação natural

Ainda sobre economia de energia, busque aproveitar ao máximo a iluminação natural. Tente construir ou renovar janelas para que elas deixem entrar o máximo de luz possível. Use janelas grandes, paredes de vidro e artefatos que refletem a luz natural. Ao planejar os quartos, pense muito nas cortinas e persianas para que não bloqueiem a luz do sol. A luz natural é mais confortável e consome menos eletricidade durante o dia.

3. Aposte em áreas verdes

Outra solução para deixar o apartamento sustentável é investir em pequenas áreas verdes dentro de casa. Mudas depositadas em vasos, arbustos e plantas com flores já melhoram significativamente o ar ao redor. 

Além disso, você também pode criar pequenas hortas e plantar ervas e especiarias, que ajudam a melhorar a nutrição de todos na casa. É importante manter as plantas em um local arejado, de preferência sala, área de serviço e varanda.

4. Use móveis reaproveitados

Móveis renovados e reutilizados aparecem cada vez mais em revistas de decoração. Afinal, eles não apenas são esteticamente agradáveis, como também beneficiam diretamente o meio ambiente. Outra dica sobre móveis é conhecer a origem das matérias-primas. Existem opções para materiais que foram reciclados ou reprocessados. Portanto, você evita apoiar marcas que cortam madeira ilegalmente.

5. Separe o lixo e use composteiras

Você pode reduzir significativamente sua produção de resíduos ao começar a separar os materiais recicláveis. Papel, plástico, metal e vidro podem ser entregues em uma coleta seletiva. Em casa, você só precisa de um balde para colocar itens recicláveis ​​separadamente dos outros. 

Outra alternativa é usar uma composteira para o lixo orgânico. Atualmente existem modelos pequenos e práticos, sem cheiro e sujeira. Resíduos de vegetais, cascas de ovos, sobras de alimentos e até substâncias naturais podem ser descartadas e se tornar um fertilizante rico para a área verde da sua casa.

Viu como mudanças simples fazem toda a diferença na hora de tornar seu apartamento sustentável? Trazer o conceito de sustentabilidade para dentro do lar alia o bem-estar dos moradores ao cuidado com o meio ambiente. Por isso, coloque já em prática tudo o que você aprendeu com este conteúdo.

Gostou das nossas sugestões? Então, assine a nossa newsletter para receber em primeira mão outros conteúdos incríveis sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *