Subscribe Now

Trending News

Como integrar ambientes de um imóvel? Veja 5 dicas imperdíveis!
Decoração

Como integrar ambientes de um imóvel? Veja 5 dicas imperdíveis!

Se antes ter um apartamento com cozinha e sala integradas era exclusividade dos imóveis de luxo, hoje essa tendência se estendeu para todos os tipos de residências e muitas pessoas desejam saber como integrar ambientes e renovar seus lares. Afinal, essa é uma excelente maneira de ampliar casas pequenas.

Investir na integração dos cômodos da casa gera grandes benefícios, como amplitude visual e física dos espaços, praticidade, economia de energia elétrica, maior convívio familiar e social, personalização, entre outros.

Então, para saber mais sobre como integrar os ambientes da sua casa, continue acompanhando este post e confira nossas dicas!

1. Invista em móveis multifuncionais

Uma boa maneira de integrar ambientes é usar móveis planejados e multifuncionais. Quando uma mesa na sala de jantar é dobrável para ocupar menos espaço em determinados momentos, ela permite uma integração muito mais fácil em outro ambiente, como a cozinha.

2. Capriche na iluminação

Por mais aberto que seja o layout, se tiver uma área muito mais escura do que outra, isso leva a uma divisão menos positiva do ambiente. Portanto, é muito importante investir em luz difusa que garanta a iluminação de todos os lados da sala. 

Como nem sempre é possível produzir janelas grandes ou tê-las em grandes quantidades, você deve contar com um sistema de iluminação com pontos ou iluminação indireta para garantir a continuidade da vista.

3. Mantenha a continuidade nos revestimentos

Uma das dicas mais simples para entender como integrar ambientes — se o projeto ainda estiver em andamento — é investir na continuidade do revestimento. Isso significa, por exemplo, que o mesmo padrão será colocado na sala de estar e na sala de jantar ou nos corredores e no quarto. 

Dessa forma, você não “quebra” o ambiente ao adicionar um revestimento diferente em cada cômodo. Isso cria uma linha de visão contínua que garante a sensação de mais espaço.

4. Use a mobília para dividir ambientes

Uma tendência muito forte no design de interiores com ambientes integrados é o uso de móveis para separar ambientes. Mas como isso é possível? Simples: limitar o espaço para cada uso facilita a garantia de que todos os elementos coexistam no mesmo ambiente. Exemplos incluem telas, prateleiras ocas ou aparadores ainda menores como parte da sala de estar com a sala de TV.

5. Aproveite os espaços livres

A integração do ambiente também é preferida se você usar todo o espaço de armazenamento disponível. É o caso, por exemplo, quando prateleiras de canto são usadas para garantir que alguns dos itens decorativos estejam nelas. Da mesma forma, a criação de cantos que são amplamente funcionais para diferentes ambientes ajuda na integração.

Essas foram nossas principais dicas de como integrar ambientes. Você pode compor qualquer ambiente da sua residência dessa forma, pois sempre a integração oferece amplitude, praticidade, funcionalidade, interatividade e fluidez. Basta criar um bom projeto junto a profissionais de credibilidade, considerando as necessidades e a rotina de todos os moradores, acompanhando as tendências de decoração.

Gostou das nossas dicas? Então, conheça os profissionais da equipe de obra na hora de fazer sua reforma residencial!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *