Subscribe Now

Trending News

Bebê à vista: saiba já como arrumar a casa para essa chegada!
Decoração, Família

Bebê à vista: saiba já como arrumar a casa para essa chegada!

A chegada de um novo membro à família influencia na rotina dos pais e altera toda a dinâmica do lar. Afinal, acomodar o bebê com conforto exige um reordenamento do espaço, além de cuidados que protejam sua saúde. O primeiro passo é arrumar a casa com antecedência e deixar todos os ambientes adequados para receber o pequeno.

As mudanças podem ser feitas a partir de reformas ou da troca de alguns elementos, como móveis, tecidos e revestimentos. Neste artigo, mostraremos de que forma você deve começar esse processo. Acompanhe!

Fazer uma limpeza

O sistema imunológico de um recém-nascido é bastante sensível à ação de agentes externos. Por isso, é muito importante cuidar da higiene do local em que a criança permanecerá seus primeiros dias de vida.

Quartos, salas, corredores e até mesmo áreas externas devem estar devidamente limpos para a chegada do bebê. O ideal é fazer a faxina desses espaços com frequência, utilizando um pano úmido para remover a sujeira das principais superfícies (pisos, paredes, tampos dos móveis) e evitar que partículas de poeira fiquem suspensas.

Cuidar da qualidade do ar

Manter os ambientes arejados faz a diferença na saúde dos pequenos. Portanto, busque maneiras de ventilar os recintos e fazer com que o ar circule ao longo do dia. Em dias quentes e secos, pode ser necessário o uso de umidificadores para evitar o ressecamento da pele e das mucosas do bebê.

Abrir as janelas logo cedo e utilizar ventiladores é uma boa solução. Também aproveite o momento de arrumar a casa para conferir se não há infiltrações e focos de mofo. Esses problemas são prejudiciais à saúde respiratória de crianças e adultos, portanto, devem ser resolvidos quanto antes.

Instalar aparelhos de proteção

Crianças são curiosas e gostam de explorar tudo. Esse comportamento é importante para o desenvolvimento de diversas habilidades, mas pode trazer riscos quando praticado em um espaço inadequado.

Se você quer evitar acidentes ou preocupações relacionadas ao bem-estar do bebê, precisa instalar itens de segurança por toda a residência. Entre eles, podemos citar:

  • cercas: evitam o acesso às escadas, rampas e jardins;
  • grades: não deixam os pequenos escalarem as janelas;
  • travas: evitam a abertura de gavetas, armários e do vaso sanitário;
  • piso antiderrapante: previne escorregões e quedas que machucam;
  • lonas de plástico: para cobrir piscinas que não estiverem em uso;
  • protetores de tomadas: previnem o contato com a rede elétrica;
  • protetores de portas: evitam o esmagamento das mãos e dedos da criança;
  • protetores de quinas: criam uma barreira segura sobre os cantos dos móveis.

Além de instalar esses elementos, é importante sempre manter os objetos pesados ou cortantes (de vidro/cristal) em locais altos. Dessa forma, a criança não conseguirá puxá-los ou derrubá-los.

Decorar o quarto do bebê

Planejar cada detalhe do quarto não significa se limitar à estética. Antes de pensar em temas específicos, como decoração minimalista, clássica ou moderna, é importante considerar o bem-estar do bebê. Isso quer dizer que você precisa ter cuidado com a escolha dos tecidos e dos materiais utilizados.

Ao escolher a roupa de cama, por exemplo, priorize peças feitas de algodão. São mais leves e protegem a pele delicada das crianças. Os tapetes devem ter pouca espessura para que não acumulem poeira e umidade. Quanto às cortinas, o ideal é optar por persianas de PVC ou de madeira, que facilitam a limpeza.

Cabe destacar que os bichos de pelúcia, as almofadas e outros itens felpudos devem ser lavados com frequência. Afinal, tendem a concentrar pó e ácaros rapidamente, o que pode prejudicar a saúde dos pequenos.

Para finalizar, providencie móveis e equipamentos que sirvam de apoio para os pais durante os cuidados com o bebê. Uma cômoda com compartimentos suficientes para guardar roupas e produtos, assim como uma poltrona de amamentação, são fundamentais.

Agora ficou mais fácil arrumar a casa, concorda? Para servir de motivação, lembre-se de que todo o esforço dedicado nos preparativos será compensado com a conquista de um lar limpo, bonito e organizado para abrigar a nova família.

Quer mais ideias para melhorar o cantinho do bebê? Leia o próximo post e confira as nossas dicas para uma decoração de quarto infantil moderna!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *