Subscribe Now

Trending News

Fique por dentro de 5 tendências em arquitetura e decoração para 2019
Arquitetura, Decoração, Imóveis

Fique por dentro de 5 tendências em arquitetura e decoração para 2019

Vez ou outra surge aquela vontade de mudar a aparência dos ambientes da casa, seja para atualizar o visual, seja para deixar tudo com a cara dos donos. Tal processo pode ser feito com pequenas alterações no layout ou a partir de uma reforma completa de arquitetura e decoração.

Independentemente da técnica adotada, é válido buscar ideias baseadas nas principais tendências apontadas por especialistas. E você, já sabe o que está em alta para 2019? Descubra agora e faça boas escolhas!

1. Paleta modernista

Para começar o ano mergulhando em novidades, a dica é apostar nos tons que definem as estações com temperaturas mais elevadas. A Pantone mostrou que as opções para a primavera/verão são cores quentes e vibrantes como laranja, damasco e a belíssima Living Coral — inspirada no fundo do mar e eleita a cor de 2019!

Junto com nuances foscas e mates, as tonalidades quentes compõem uma paleta modernista que remete à estética do período 1930 – 1960. Você pode usar essas combinações em tecidos (tapetes, cortinas, mantas) e até mesmo em revestimentos (tinta, papel de parede, cerâmicas e pastilhas).

2. Elementos da natureza

Faz um bom tempo que exemplares da fauna e flora vêm se tornando temas de decoração. Logo, é comum que peças com formato de animais estejam em alta. Figuras ou contornos simulando o corpo de diferentes espécies são ideais para quem procura efeitos discretos.

Já as plantas podem aparecer tanto em áreas internas quanto em espaços abertos, como a varanda gourmet. Para complementá-las, a dica é investir em tons que lembrem a natureza: marrom (terra), avermelhado (argila), bege (areia) e cinza (rochas).

O verde-escuro, inclusive, é uma cor de destaque em 2019 e representa muito bem a variação das folhagens encontradas em gramados, arbustos e árvores de grande porte.

3. Formas orgânicas e imperfeitas

As linhas retas dominaram a arquitetura e decoração por bastante tempo. Agora, a proposta é substituí-las ou amenizá-las com peças que tenham acabamento irregular. Objetos curvilíneos, móveis com bordas arredondadas e design orgânico? Pode aderir sem medo!

As formas imperfeitas são divertidas e criam efeitos interessantes em diversos ambientes. Em um quarto infantil, por exemplo, estimulam a criatividade e aguçam a imaginação dos pequenos. Mesmo os espaços mais formais podem se beneficiar com a solução, visto que ganham um toque de personalidade.

4. Sustentabilidade nos acessórios

Em uma sociedade acostumada com o consumo exagerado, o conceito de sustentabilidade se mostra fundamental. Não é à toa que a ideia de reaproveitamento e o processo de reciclagem de materiais ganham cada vez mais força nos projetos decorativos.

A proposta é valorizar o essencial, ou seja, aquilo que você realmente precisa para ter conforto e qualidade de vida. Esse pensamento tem tudo a ver com o minimalismo aplicado aos ambientes: um estilo simples, livre de excessos e muito elegante.

Se você tem habilidade com trabalhos manuais ou possui objetos que precisam de reparos, pode aproveitar o momento para criar acessórios exclusivos. Se precisar de uma ajuda na customização, experimente procurar dicas na internet — há tutoriais em forma de vídeo e manuais DIY.

5. Estampas em diferentes superfícies

Paredes com padrões geométricos, almofadas listradas, estofados com desenhos de bolinhas… Está liberado ousar nas combinações para obter um visual mais contemporâneo. O segredo é refletir bastante sobre as estampas e selecionar aquelas que realmente têm a ver com o seu estilo.

Caso não queira exagerar nas misturas, invista nas texturas: revestimentos com efeito 3D, painéis com detalhes entalhados, mix de materiais (palha, juta, sisal) e tecidos com diferentes tramas. Esses elementos agregam informação aos ambientes sem causar muito impacto.

Gostou de conhecer as novidades na área de arquitetura e decoração para 2019? Esperamos que sim! A partir de agora, tenha em mente que você pode adotar uma ou mais tendências no mesmo espaço para deixar a casa do jeito que deseja.

Por fim, se ficou com vontade de saber mais sobre o minimalismo, leia nosso conteúdo com dicas de como usar a decoração minimalista!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *