Subscribe Now

Trending News

Reforma de apartamento: você está realmente preparado?
Arquitetura, Decoração, Imóveis

Reforma de apartamento: você está realmente preparado?

Depois de meses ou anos de preparação financeira, você, finalmente, conseguiu comprar a casa dos sonhos. Contudo, para deixá-la do seu jeito, percebeu que precisará de “pequenos ajustes”. Sim, estamos falando de uma reforma de apartamento: um processo trabalhoso, mas que trará resultados incríveis se realizado corretamente.

Para fazer com que todas as etapas da reforma corram tranquilamente, é preciso um bom planejamento — tanto de tempo quanto financeiro —, muita pesquisa de referências, além da busca por indicações de profissionais qualificados e competentes. Uma organização que deve ser iniciada quanto antes.

Portanto, elaboramos este conteúdo pensando em lhe ajudar nessa tarefa. Então, continue acompanhando e confira os cuidados básicos necessários a qualquer reforma.

Autorização do condomínio

Um dos ônus de morar em um apartamento é ter de seguir as normas de convivência estabelecidas pelo condomínio. Ou seja, você, provavelmente, precisará de uma autorização do síndico para reformar sua casa.

É claro que cada edifício possui suas próprias regras quanto a isso; alguns permitem ajustes mínimos sem consulta, como a pintura de paredes ou troca de azulejos. Outros exigem o aval do gestor até para instalar telas de proteção nas janelas. De todo modo, procure se informar sobre essa questão antes de começar as obras.

Reúna os materiais necessários

Faz parte do planejamento financeiro de uma reforma a pesquisa de custos e dos materiais adequados. Para cada ambiente da sua casa existe um item correto; pisos polidos e escorregadios não combinam com locais externos e/ou molhados, como o banheiro e a cozinha.

É por essa razão que, além de pensar no preço e na estética, você também deve considerar a funcionalidade de determinado material em certos cômodos a fim de evitar prejuízos.

Verifique as redes elétricas e hidráulicas

Como toda reforma de apartamento pede, jamais deixe de conferir previamente as condições e mudanças necessárias nas instalações elétricas e hidráulicas da casa.

Imagine o transtorno que deve ser precisar quebrar uma parede para colocar mais tomadas e descobrir que o local escolhido não é adequado para isso.

Situações como estas só aumentam o custo da obra e trazem dores de cabeça. Portanto, ajuste seu projeto junto com o profissional contratado para evitar erros do tipo.

Acerte no dimensionamento

Tenha bastante cuidado na hora de escolher a sua nova mobília. Lembre-se sempre de selecionar os móveis de acordo com o dimensionamento da sua casa, afinal, não adianta comprar aquela linda mesa retangular de oito lugares se a sua sala só tem espaço para uma redonda.

Uma dica valiosa é medir o tamanho dos cômodos. Assim, você não erra nas compras e consegue compor um ambiente confortável, independentemente de sua metragem.

Cuide da remoção de entulhos

Por fim, vale ressaltar a necessidade de descartar o lixo acumulado durante as obras. Toda reforma gera entulho do início ao fim e, se não for removido regularmente, causará incômodos para você, os trabalhadores e seus vizinhos.

Então, é interessante selecionar alguém da equipe para ficar responsável por essa tarefa; providencie panos de chão vassouras, sacos de lixo, pás e o que mais for necessário para manter o local em ordem.

Podemos reforçar a importância de um bom planejamento antes de dar início à reforma de apartamento. Esse cuidado evita de transtornos como atraso na entrega da reforma, ou fim dos recursos financeiros. Trata-se de um processo trabalhoso e cansativo, mas que trará mais qualidade de vida para você e sua família.

Gostou deste post? Deixe um comentário abaixo nos contando a sua experiência com o assunto!

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Decoração minimalista: entenda o que é e como usar - Blog | SPIN - Inovações Imobiliárias

    […] que deve estar presente em qualquer ambiente minimalista. Assim, se você pretende fazer uma reforma decorativa, aproveite para substituir móveis antigos por versões mais […]

  2. Avatar
    Reforma Residencial

    Estou planejando reformar o meu apartamento e encontrei ótimas dicas aqui. Muito obrigada!

    Marília Amaranto

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *