Subscribe Now

Trending News

Financiamento de terreno: como funciona esse investimento?
Financiamento imobiliário

Financiamento de terreno: como funciona esse investimento?

Contrariando a norma das pessoas que preferem comprar uma casa própria já construída ou ainda na planta, existem aqueles que escolheram fazer um financiamento de terreno para construir seu novo lar. Diante dessa realidade, muitas dúvidas acerca do processo aparecem, principalmente sobre como solicitar crédito. 

Se a área esteja localizada em regiões urbanas, é possível iniciá-lo com rapidez e segurança. Quer conhecer mais sobre essa forma de financiamento? Acompanhe este post e veja mais a seguir!

Aprenda como financiar um terreno

Antes de tudo, você deve saber que não pode utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para comprar um terreno financiado. Nesse caso, apenas recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) e de instituições bancárias podem ser utilizados nesse processo.

O número máximo de parcelas variam de acordo com cada banco, sendo que as regras costumam ser as mesmas dos imóveis comerciais — 10 anos e taxa de juros mais alta. Nessa situação, no entanto, a taxa de juros tende a ser maior em relação às propriedades já concluídas, e o limite de crédito para o financiamento do lote é de cerca de 70% do valor da área.

Agora, se a instituição financeira utilizar seus próprios recursos ao conceder crédito para financiar terrenos, os juros cobrados mensalmente tendem a ser ainda maiores. Portanto, se você escolher esta opção, analise e verifique se vale a pena ou não solicitar a quantia necessária.

Saiba quem pode fazer esse financiamento

Existem alguns critérios que o credor precisa analisar antes de liberar o crédito ao comprador. Essa é uma maneira de garantir uma negociação mais segura para os envolvidos e, no caso do cliente, menos dificuldades durante o pagamento das parcelas. São eles:

  • maiores de 18 anos;
  • comprovar a renda familiar para determinar o crédito que será liberado;
  • ter nacionalidade ou naturalidade brasileira;
  • contratar os serviços de seguro oferecidos pela empresa;
  • a idade do comprador somada à quantidade de parcelas não pode ultrapassar 80 anos.

Conheça o processo de financiamento de terreno

Se você decidiu pedir um empréstimo para comprar terras, pesquise todas as instituições bancárias que oferecem esse tipo de crédito e suas condições. Uma vez escolhido o credor ideal, entregue a documentação necessária e aguarde a instituição analisá-la e verificar se está tudo em ordem. 

Isso é importante porque, nesta fase, a agência responsável pela concessão do crédito consultará sua renda mensal e, se você não tiver um nome sujo. 

Finalmente, depois que o banco aprovar o financiamento, basta escolher o terreno, assinar o contrato de compra e venda e registrá-lo em cartório. Portanto, imediatamente, o valor solicitado será depositado em sua conta e as parcelas começarão a ser executadas.

Confira as maiores vantagens de adquirir um terreno

Como foi citado nos tópicos anteriores, os juros do financiamento de terreno são geralmente mais altos em relação ao crédito para a compra de imóveis na planta, novos e usados. No entanto, existem várias vantagens em adquirir um terreno e, posteriormente, construir algo sobre ele.

O pedido de financiamento do lote não costuma demorar para ser liberado. Ao contrário de uma propriedade que já foi construída, é feita uma avaliação em toda a propriedade para verificar se não há falha estrutural. Por ser um processo demorado, isso atrasa a liberação do empréstimo.

Ao comprar terrenos financiados, nem sempre é necessária uma inspeção, justamente por não existir nenhum imóvel construído no local. No entanto, as metragens divulgadas na hora do financiamento devem ser as mesmas contidas na escritura a ser liberado, afinal, sem construções na área, o credor só precisará considerar as metragens do terreno.

Essas são as principais características do financiamento de terreno. Além das vantagens citadas aqui, adquirir um lote de terra pode se tornar um negócio bastante lucrativo, pois p terreno valoriza muito mais rápido do que um imóvel com o passar do tempo.

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook para continuar acompanhando as notícias sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *