Subscribe Now

Trending News

Como comprar um apartamento com uma imobiliária? Conheça o passo a passo
Imóveis

Como comprar um apartamento com uma imobiliária? Conheça o passo a passo

Muitas pessoas acreditam que para comprar apartamento basta prestar atenção à localização, valor, tamanho e outros detalhes práticos que realmente interessam ao comprador. No entanto, o processo inclui aspectos mais burocráticos que, se não forem adequadamente resolvidos, levam a complicações no futuro ou até a impedir que a propriedade seja comprada.

Nesse ponto, é muito comum ter dificuldades em separar documentos e resolver compromissos. Finalmente, é necessário algum conhecimento que o comprador geralmente não tem. Portanto, algumas pessoas têm procurado a ajuda de uma empresa imobiliária, a fim de concluir o processo de compra com segurança e tranquilidade.

Quer descobrir como esse procedimento funciona? Então, confira este post a seguir!

Faça a avaliação do imóvel

Não é incomum encontrar propriedades com valores mais altos do que a média cobrada no mercado. Por isso, é importante que você, com a equipe da imobiliária façam a avaliação prévia dos imóveis selecionados para encontrar qualquer discrepância entre as construções e a realidade.

Os especialistas saberão como analisar corretamente a situação, considerando aspectos importantes que você provavelmente não saberia identificar, como a metragem da casa, o acabamento, topografia e até a situação econômica do país e seu poder de compra. Isso significa que será feita uma avaliação justa da residência, de modo que todos os envolvidos sejam beneficiados.

Busque as melhores oportunidades

Com a rotina agitada, é provável que você não tenha tempo livre o suficiente para se dedicar a encontrar o apartamento ideal. Nesse caso, a imobiliária atuará como mediadora, ajudando você a localizar o imóvel desejado sem que a sua rotina seja prejudicada.

Então, o comprador não precisará pesquisar por imóveis por conta própria, pois o corretor fará esse trabalho sozinho e selecionará as melhores opções de acordo com suas necessidades e preferências.

Inclusive, boa parte das imobiliárias têm um arquivo com diversas propriedades e suas características para facilitar a escolha e compra do interessado.

Peça ajuda nas negociações

Não importa se você tem habilidades com vendas, é preciso conhecer bem o mercado imobiliário para conseguir negociar uma proposta melhor. Dessa forma, não hesite em contar com o auxílio da imobiliária na hora de fazer as negociações.

A persuasão do corretor poderá lhe garantir um contrato bastante atrativo e, além disso, impedir que você adquira um imóvel aparentemente vantajoso à primeira vista, mas que pode apresentar problemas futuros.

Cuide das tarefas burocráticas

Comprar apartamento é um negócio sério e, portanto, o processo é bastante burocrático. Quando a transação é finalizada, o comprador e o proprietário devem apresentar vários documentos importantes, como certidões, certificados e outros registros que demonstrem a adequação de ambas as partes e concluam os procedimentos burocráticos.

Se você não tem um advogado ou não está acostumado a lidar esse tipo de processo, essa etapa pode ser uma das mais complicadas. O risco de perder prazos e esquecer documentos importantes é grande e pode atrasar toda a operação.

Ao comprar uma casa com uma imobiliária, você contará com a experiência necessária de profissionais para ajudá-lo a reunir a documentação correta e analisar se está tudo bem com a outra parte envolvida. Assim, a transação imobiliária será muito mais rápida e com muito mais segurança.

Acompanhe o processo de financiamento

Acabamos de falar sobre os aspectos burocráticos. No entanto, é importante observar que um bom número de compradores prefere o financiamento imobiliário na hora de comprar uma casa, o que geralmente é uma etapa complicada.

Sendo assim, a imobiliária auxilia nessa etapa, incluindo orientações quanto à documentação, a exemplo de como usar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de forma adequada. Ele também mostra as melhores alternativas, considera sua renda e ajuda você a conseguir empréstimos mais rápidos e seguros.

Vale ressaltar que a aprovação depende dos critérios do banco. No entanto, o apoio da agência imobiliária é essencial para facilitá-la.

Compareça à visitação do imóvel

A hora de visitar o imóvel é uma das partes mais emocionantes da compra de uma casa, não é? Mas, é também um passo que deve ser realizado com muito cuidado. Para quem não tem muito conhecimento, é essencial analisar a propriedade e prestar atenção aos detalhes.

Com um profissional da área acompanhando, a experiência de visitar a casa é muito mais proveitosa. Isso ocorre porque você conseguirá entender aspectos importantes, que precisam ser avaliados antes de decidir, como a situação do imóvel.

Para garantir que tudo está em seu devido lugar, a imobiliária faz uma segunda inspeção sem a sua presença, a fim de analisar mais uma vez a qualidade e as reais condições de cada cômodo da propriedade.

Aproveite os serviços adicionais

Atualmente, existem várias empresas imobiliárias que se associam a instituições financeiras importantes e oferecem serviços adicionais — concedidos separadamente — para facilitar a compra e venda de imóveis, como carreto e indicação de bancos para a aprovação de empréstimos.

Com essa associação, é possível otimizar processos e fazer tudo em um só lugar. Sem contar com a segurança, recebendo suporte profissional em todas as fases.

Participe da conclusão do negócio

Com a propriedade selecionada, negociação concluída e documentação otimizada, só falta finalizar a etapa do pagamento. Como na maioria das vezes o comprador não sabe lidar com a transação de grandes quantidades de dinheiro, ele fica sujeito à fraude e outros prejuízos.

Portanto, o apoio de uma empresa imobiliária é essencial para garantir que tudo o que foi acordado seja cumprido. Somente depois de verificar se está tudo em ordem é que o corretor recebe sua parte referente ao serviço prestado.

Como você pode notar comprar apartamento é um processo que envolve muita burocracia e exige bastante atenção, conhecimento e expertise dos envolvidos. Por isso, nada mais sensato do que contratar uma imobiliária para auxiliar você durante as etapas dessa compra.

Então, não deixe de conversar com uma empresa especializada para conhecer na prática o trabalho que cada profissional exerce ali.

Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a SPIN agora mesmo e descubra como podemos ajudar você a encontrar seu novo lar!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *