Subscribe Now

Trending News

Você sabe o que envolve o valor de um imóvel? Entenda agora mesmo!
Imóveis

Você sabe o que envolve o valor de um imóvel? Entenda agora mesmo!

Se você está procurando um novo lugar para morar, já deve ter reparado que um mesmo tipo de apartamento, com as mesmas características, pode ter bastante variação em seu preço, a depender de onde ele está localizado, por exemplo. 

Isso acontece porque o valor de um imóvel envolve uma série de critérios que podem influenciar seu preço e torná-lo mais caro ou mais barato.

Para ajudar você a avaliar melhor, vamos apresentar os principais pontos que são considerados nesse momento, além dos custos envolvidos no valor de um imóvel. Acompanhe!

O que está relacionado ao valor bruto do imóvel? 

Localização 

A localização é um dos pontos primordiais na hora de escolher um imóvel e, por isso, também é extremamente relevante para definição de seu valor. 

Os bairros considerados nobres, com ruas mais tranquilas, fácil acesso e boa disponibilidade de serviços e transporte público, por exemplo, tendem a ter o preço do metro quadrado maior. 

Valorização 

Outro aspecto em destaque é a sua valorização, e isso depende muito também da localização do imóvel. Além disso, são levadas em consideração a estrutura e condições da propriedade, tecnologia, segurança e até mesmo a vista ― quanto mais atraente e agraciado pela luz do sol, mais valorizado ele será. 

Estado de conservação 

A conservação do imóvel é também muito importante! Portanto, dois apartamentos iguais, em um mesmo prédio, podem ter uma alteração de valor significativa. Alguns itens que são analisados nesse momento são: 

  • pintura; 
  • fechadura e trincos; 
  • parte elétrica;
  • hidráulica;
  • vidros; 
  • pisos e revestimentos. 

Quais são os demais custos que envolvem o valor do imóvel? 

Muita gente esquece, mas a compra de um imóvel envolve outros custos que devem ser considerados também na sua precificação. Abaixo, destacamos os principais. Confira! 

Escritura 

A escritura é um documento jurídico que registra a compra e venda de imóveis. Seu valor é tabelado, de acordo com o valor da propriedade e do estado em que ele está localizado. 

ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) se refere a um tributo municipal que é obrigatório quando acontece a aquisição de um imóvel. 

Caso não haja o seu pagamento por parte do novo comprador, a documentação de transferência da propriedade não é liberada. A alíquota é até 3% do valor do imóvel, que varia de cidade para cidade. 

Registro do Imóvel

O registro imobiliário transforma o comprador em proprietário do imóvel. Seu valor varia também de acordo com o estado e do preço da propriedade. 

Por fim, vale ressaltar que são necessários alguns cuidados ao fazer avaliação do imóvel que está interessado. 

Nesse sentido, é importante realizar uma pesquisa sobre o preço médio da região, de casas ou apartamentos semelhantes, ficar atento aos valores muito discrepantes e contar com a ajuda de um profissional, como um corretor, que entenda os critérios que definem o valor de um imóvel. 

Gostou do nosso post e quer acompanhar mais conteúdos do mercado imobiliário? Então, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Youtube e Instagram.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *