Subscribe Now

Trending News

Morar em casa ou apartamento? O que escolher?
Imóveis

Morar em casa ou apartamento? O que escolher?

Você está em dúvida sobre qual tipo de imóvel é melhor investir: casa ou apartamento? Saiba que não é o único! Muitos brasileiros passam pela mesma situação, pois percebem os benefícios das duas opções. A verdade é que não existe uma resposta certa para essa pergunta, uma vez que tudo depende do seu estilo de vida e necessidade.

Sabemos que essa escolha não é fácil e por isso criamos este artigo com algumas vantagens e desvantagens de cada opção. Que tal conferir?

Benefícios de morar em apartamento

Muitas pessoas escolhem um apartamento pela facilidade e praticidade para o dia a dia. Geralmente, é mais barato investir neste tipo de imóvel em uma região central ou importante da cidade do que adquirir uma casa. Além disso, os custos de manutenção do edifício são divididos entre todos os moradores, evitando que você precise lidar com tudo sozinho.

Outra característica de morar em um apartamento é a sensação maior de segurança. Isso porque muitos edifícios contam com portaria 24 horas, câmeras de vigilância, senhas para acesso e vizinhos que podem cuidar uns dos outros. Por isso, essa é a opção escolhida por muitas pessoas que viajam com frequência e precisam deixar a família em segurança.

Além disso, ao morar em apartamento, a sua família tem mais oportunidades de criar um convívio social com os demais moradores. Isso porque a maioria dos condomínios têm áreas de lazer para estimular essa troca de ideias e interação entre as pessoas, principalmente, em relação às crianças.

Benefícios de morar em uma casa

Ter uma casa é o sonho de muitas pessoas porque você pode construir o ambiente do jeito que mais gosta. Há ainda aquela possibilidade de criar um belo quintal para as crianças se divertirem ao ar livre e propiciar boas brincadeiras com o seu animal de estimação. Você ainda pode plantar árvores frutíferas e cultivar uma bela horta para colher produtos frescos para suas refeições. Logo, a casa dá aquela sensação maior de liberdade.

Outro benefício de morar em uma residência é a privacidade. O vizinho não estará tão próximo de sua família e isso permite que você converse com mais tranquilidade e organize festas com os amigos, sem se preocupar com o barulho que ocasionará para o vizinho que está “embaixo” (como é o que acontece em muitos apartamentos).

Além do mais, ter uma casa como residência evita que você precise pagar por uma taxa mensal de condomínio, que sempre inclui aqueles gastos de áreas coletivas. Portanto, você é o único responsável pelas despesas e pode administrar essa situação da forma que achar mais conveniente.

Desvantagens de morar em apartamento

Dependendo da forma como o edifício foi construído, o apartamento dá menos privacidade para os moradores. Não são raros os casos de imóveis em que os vizinhos conseguem ouvir quem mora em cima, seja andando de salto ou discutindo. Por isso, ao optar por um apartamento é importante considerar se ele prioriza o bom acabamento e o isolamento acústico.

Outra desvantagem do apartamento é a necessidade de aceitar as regras impostas pelo condomínio, mesmo que você não concorde com todas elas. Outro fator negativo desse tipo de imóvel é a impossibilidade de cultivar determinados tipos de plantas e o espaço reduzido. É claro, a não ser que você invista em um apartamento de alto padrão com muitos metros quadrados, aí é possível ter um imóvel do tamanho de uma residência.

Desvantagens de morar em uma casa

Se o apartamento é mais seguro, a casa traz mais insegurança para os moradores. Por mais que você instale um sistema próprio de monitoramento e contrate um serviço externo para vigiar sua residência, a família sempre está mais vulnerável aos olhares de pessoas mal intencionadas. Afinal, não é difícil alguém ficar monitorando as suas entradas e saídas para saber qual é o melhor horário para invadir o seu espaço.

Outro aspecto negativo de morar em uma casa é a dificuldade de encontrar um imóvel bom para a família, próximo de uma região central ou importante na cidade. Geralmente, as casas ficam em pontos mais afastados e que ainda não foram explorados pelos empreendimentos imobiliários.

E aí, já sabe se vai escolher casa ou apartamento? Como você pode perceber, há muitas vantagens e desvantagens em casa opção. O mais importante é encontrar um lugar bom para morar e que você se sinta confortável para viver em família.

Gostou das dicas deste artigo? Assine a nossa newsletter e receba mais informações como essa em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *