Subscribe Now

Trending News

Confira as novas tendências de decoração e arquitetura para 2020
Decoração

Confira as novas tendências de decoração e arquitetura para 2020

Mais um ano se passou e, para quem acompanha as novidades de decoração e design, a nova década chegou há algum tempo. Se em 2019 o estilo minimalista e as cores terrosas foram as grandes protagonistas, as tendências de decoração 2020 prometem trazer ideias inovadoras e super estilosas para a sua casa.

Para aumentar a sua curiosidade, já adianto que os elementos tecnológicos, cores vibrantes — como os azulejos quadrados e coloridos — e design sensorial marcarão presença muitos ambientes neste ano.

Quer conhecer mais sobre essas e outras novidades? Continue acompanhando este post e confira o que separamos a seguir!

Paleta de cores

Inspirada em movimentos como o 8M (Dia Internacional da Mulher) e o #MeToo, que adotaram as cores rosa pink e preto, respectivamente, as cores para 2020 serão sinônimo de atitude. Nesse contexto cada tom trará mensagens de autenticidade, transparência e verdade.

Uma das principais tendências de cores do ano é o Neo Mint, ou novo menta. Trata-se de uma cor em verde-água bem suave ou pastel, que combina com elementos naturais, ao mesmo tempo, em que faz alusão à ciência e tecnologia.

Bem versátil, essa cor se adapta à qualquer ambiente, seja nas paredes ou em detalhes específicos, como móveis. Também pode ser combinada com plantas e elementos rústicos e artesanais.

Além dessa cor relaxante e refrescante, mais outros tons serão usados:

  • purist blue: um azul mais puro e claro com um toque de verde e cinza, que em combinação com ouro e cobre, ganha sofisticação;
  • cassis: uma mistura dramática de roxo e rosa, ideal para detalhes e veludo;
  • melão: um tom leitoso de laranja que lembra salmão e dá um toque de alegria ao decorar;
  • amarelo suave: um tom amarelo queimado que se assemelha a mostarda.

Como essas cores têm uma grande personalidade, devem ser usadas com moderação.

Automação residencial

Neste ano, a tecnologia ganhará cada vez mais espaço no dia a dia das residências. A última tendência é o desenvolvimento de sistemas inteligentes para controlar, otimizar e automatizar as tarefas diárias — automação residencial. Alguns dos produtos tecnológicos que já estão no mercado são portas e gavetas que são operadas com iluminação por toque e LED.

Os mecanismos que proporcionam conforto e segurança também incluem o controle da temperatura ambiente, iluminação interna e externa, aquecimento de piso e controle de cortinas e ventiladores, além de novos sistemas de segurança, incluindo sistemas ativados pela leitura biométrica.

Natureza nos ambientes

Mais uma tendência de decoração 2020 serão os ambientes com elementos naturais ou tudo o que se relaciona com a natureza. Materiais naturais como madeira, bambu, pedra, lã, couro, palha, salgueiro, argila e cerâmica, além de cores básicas da natureza, como verde, azul e marrom, promovem a calma e o bem-estar necessários em um mundo cada vez mais agitado e estressante.

Madeira em tons claros, principalmente no piso, aquece, traz uma sensação de aconchego e traz equilíbrio ao ambiente. De fato, outras tendências que continuam ou acompanham tudo no próximo ano são a separação de ambientes com materiais naturais, o uso de papéis de parede que criam a natureza com motivos marcantes e a presença de jardins internos, verticais ou suspensos.

Decoração sustentável

Para aderir à decoração natural, nada mais lógico do que utilizar materiais sustentáveis, não é mesmo?

Por esse motivo, o conceito de sustentabilidade nas tendências de arquitetura e decoração para 2020 está se tornando cada vez mais importante. Optar por sistemas alternativos e sustentáveis de geração de água e energia, além do tratamento de águas residuais têm sido cada vez mais considerado em projetos de arquitetura.

Quem não pode implementar esses aspectos do conceito em sua própria casa tem outras opções: lâmpadas que economizam energia, cores ecológicas, além de caixas e paletes de madeira como decoração.

O uso de matéria-prima reciclada também está disponível para todos e a tendência para o próximo ano é estar presente na fabricação de móveis de demolição, estruturas plásticas recicladas e pisos de fibra de bambu.

Móveis multifuncionais

Com espaços cada vez menores, os edifícios residenciais atuais exigiram criatividade na decoração. Se o espaço é pequeno, o caminho é investir em funcionalidade.

O mobiliário multifuncional e versátil se tornou uma prioridade para a indústria moveleira, tendo em vista a crescente busca por móveis planejados que também têm um design bonito e atraente.

Esta categoria inclui o sofá-cama, a cama porta-malas, a mesa dobrável ou modular, o painel com nichos e prateleiras, a mesa dobrável e a estante, que também serve como escritório em casa.

Design sensorial

Designs sensoriais, isto é, designs que estimulam o tato serão tão importantes para a decoração de 2020 quanto os elementos visuais. Tecidos e revestimentos com texturas atraentes que podem ser facilmente reconhecidos pelo toque humano se destacam em cobertores, cortinas e tapetes.

O efeito de textura também determina os materiais utilizados para paredes, tetos, pisos e móveis. O processamento simples e discreto de materiais como a madeira, que mantêm sua aparência original com veias e galhos visíveis, é outra maneira de combinar design com estímulo sensorial.

Decoração pessoal

Conforme foi citado nos tópicos anteriores, as residências têm ficado cada vez menores. Com isso, é fundamental pensar em uma organização eficiente e que otimize o espaço disponível. A boa notícia é que a tecnologia possibilitou a ampliação de ambientes que costumavam conter muitas informações, já que só era possível armazenar objetos no meio físico. Hoje podemos guardar qualquer coisa em ambientes virtuais, como documentos, fotos e até livros.

Caso isso não seja possível, a tendência para 2020 é tornar os objetos protagonistas da decoração, em vez de escondê-los. Coleções de livros e outros objetos, fotos antigas de família, pinturas e obras de arte são exemplos clássicos de como dar personalidade e um toque pessoal à decoração.

Gostou das novas tendências para a decoração 2020? Independente de qual novidade você escolher para mudar o visual da sua casa, vale destacar que a decoração e a arquitetura do ambiente devem estar em equilíbrio para conseguir transmitir as sensações de conforto e bem-estar em todos os ambientes.

Gostou das dicas que mostramos aqui? Entenda agora o que é a decoração minimalista e aprenda como usá-la!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *