Subscribe Now

Trending News

Como fazer um jardim de inverno? Aprenda o passo a passo
Decoração

Como fazer um jardim de inverno? Aprenda o passo a passo

O jardim de inverno, inicialmente, era tido como um recurso de lazer e recreação, ou mesmo para as famílias que queriam ter verde em casa nas épocas de frio severo.

Apesar do Brasil não passar por temperaturas tão baixas, ele é muito usado para iluminar e ventilar melhor ambientes fechados — além de deixá-los mais mais bonitos e aconchegantes.

Quer aprender a como fazer um jardim de inverno para decorar a sua casa? Então continue a leitura para conferir nosso passo a passo!

Escolha um local

A primeira coisa que você precisa fazer é escolher o local onde será criado o seu jardim de inverno. O ideal é que seja um espaço que tenha um pedaço de terra virado para o sul, de forma que tenha proteção do vento, como na lateral da casa, um pequeno hall, vão da escada, entre outros cantos.

Para começar, limpe as folhas e corte a grama, para obter uma boa base e evitar insetos e roedores. Caso more em apartamento e não tenha um ambiente com terra, por exemplo, você pode usar vasinhos de plantas. Não se esqueça de que é importante colocá-los estrategicamente para receber a iluminação adequada — pode ser até nas paredes!

Pesquise as plantas ideais

Como no Brasil não há um período com temperaturas tão baixas, o leque de plantas para escolher é muito maior. Contudo, é necessário optar por aquelas que sejam mais resistentes, visto que serão cultivadas em um ambiente fechado. A palmeira Raphis, lança de São Jorge, Lírio da paz, comigo-ninguém-pode e antúrio são próprias para isso.

Por isso, vale entender um pouco sobre elas e avaliar quais espécies você prefere e gostaria de ver crescer, mas que, ao mesmo tempo, sobreviva tranquilamente nesse espaço.

Use paredes e pisos

Existem muitas ideias de como fazer jardim de inverno para que ele fique ainda mais bonito. Uma delas é caprichar usando as paredes, pisos e outros recursos.

O duplex do arquiteto Michael Herman, localizado em Paris, é um local inspirador. Lá, ele criou um jardim vertical, que tem em sua composição um armário azul claro e um espelho de moldura dourada, que foi guiando a escolha das mesas e cadeiras — com proposta rústica e compostas de arabescos. Além disso, foi usado grama sintética colorida em vez do piso, para deixar o ambiente ainda mais inspirador.

Portanto, é interessante fazer uma composição de estilos e móveis que combinem, para deixar o espaço agradável e, claro, mais bonito.

Cuide do local e das plantas

Mesmo que as plantas sejam resistentes e não sofra com o frio severo, é fundamental ter cuidados específicos para que elas sobrevivam por muito tempo.

Para isso, continue regando-as normalmente e na mesma frequência durante o verão ou primavera, assim como é feito no inverno. É importante também, sempre observar se o solo está úmido, pois, quando seco, as plantas tendem a morrer mais rapidamente.

Ademais, lembre-se que o espaço precisa também ser sempre limpo e higienizado, para evitar bichos e insetos.

E aí, conseguiu aprender a como fazer jardim de inverno? Então não perca tempo e comece já a procurar um espacinho na sua casa ou apartamento para prepará-lo com as dicas apresentadas até aqui. Esse recurso de decoração, além de melhorar a estética do local, ajuda a valorizar o imóvel.

Gostou das nossas dicas de como fazer jardim de inverno? Aproveite e compartilhe-as com seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *