Subscribe Now

Trending News

Como investir em imóveis? Veja como se planejar corretamente!
Investimento

Como investir em imóveis? Veja como se planejar corretamente!

Você está pensando em aumentar o patrimônio da família, mas não sabe como investir em imóveis sem prejudicar o orçamento mensal? Essa é uma dúvida de muitos brasileiros, afinal, a ideia é ter mais segurança e proporcionar uma vida melhor para os filhos.

Para ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas (e possíveis receios sobre o assunto), nós separamos algumas dicas. Vamos conferir?

Quais são as vantagens de adquirir imóveis?

Muitas pessoas acreditam que deixar o dinheiro na poupança é a melhor forma de fazer com que ele renda e dê uma segurança financeira. Contudo, com a queda na taxa Selic esse investimento deixou de ser interessante, correndo até mesmo o risco de render menos do que a inflação.

Sendo assim, é importante considerar outras formas de fazer o dinheiro render para aumentar o patrimônio da família. Investir em imóveis é uma opção de muitos brasileiros, pois você adquire um bem para morar ou alugar. Assim, garante um rendimento mensal extra que será ainda mais importante na aposentadoria.

Além disso, dependendo do perfil do imóvel adquirido ele passará a valer mais depois de alguns anos. Logo, também é uma forma de fazer o seu dinheiro aumentar, caso um dia decida vendê-lo

Como investir em imóveis de forma segura?

Se você chegou até aqui deve estar interessado em saber qual é a melhor forma de adquirir um imóvel, correto? A seguir, listamos os principais fatores que devem ser avaliados durante o processo.

Faça um planejamento financeiro

Não “meta os pés pelas mãos” ao sair comprando o primeiro imóvel que aparece na sua frente. Antes de dar esse passo você precisa avaliar qual é a sua situação financeira. Considere a renda mensal da família, o dinheiro que já tem guardado e faça uma simulação em uma agência bancária.

Dessa maneira, você saberá quanto poderá financiar para pagar o investimento com tranquilidade. Outra opção é esperar um pouco mais para juntar uma quantia maior e comprar o imóvel à vista.

De qualquer forma, essa decisão precisa envolver um planejamento financeiro a longo prazo, pois você comprometerá as finanças da família por um longo período (por um bom motivo, é claro).

Avalie o melhor tipo de investimento em imóveis

Há diferentes formas de adquirir um imóvel, por isso, também é necessário considerar qual é a melhor opção para sua família. Um apartamento na planta, por exemplo, tem a possibilidade de render mais depois de pronto. Contudo, é necessário aguardar alguns anos até ele ficar pronto (e aí tudo depende da sua pressa para entrar nele).

Outra opção é adquirir um apartamento usado e realizar as melhorias que achar necessárias, como troca de pisos e papéis de parede. Essa é uma vantagem para quem tem mais pressa, pois as reformas são mais rápidas de serem realizadas.

Considere as opções de pagamento

Esse é o momento de pensar qual será a melhor forma de pagar o seu bem. Você tem dinheiro disponível para comprar à vista? Ótimo! Então você pode negociar bons descontos com o vendedor.

Também é indicado avaliar se você tem saldo no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para ser utilizado como entrada. Essa é uma maneira de evitar que o dinheiro fique parado e usá-lo para melhorar a vida da sua família.

Há ainda a opção de financiamento e aí existem diferentes bancos para você negociar. Verifique qual apresenta a menor taxa de juros e a melhor forma de pagamento ao longo dos anos.

Busque o apoio de uma imobiliária

Evite negociar um imóvel sozinho, pois você precisa buscar uma segurança jurídica no processo. Portanto, pesquise uma imobiliária de confiança, pois os profissionais poderão apresentar diferentes opções de apartamentos e mostrar as vantagens de cada modelo.

Enfim, essas são as principais dicas para você saber como investir em imóveis e ver o seu dinheiro render mais! Ainda quer saber mais sobre esse mercado? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *