Subscribe Now

Trending News

Construções sustentáveis: 5 razões para investir agora mesmo!
Construção civil

Construções sustentáveis: 5 razões para investir agora mesmo!

Não é de hoje que vemos diversas organizações se preocupando em incluir a sustentabilidade em seus serviços e produtos, assim como o mercado imobiliário. Atualmente, já conseguimos notar inúmeras construtoras focadas em oferecer construções sustentáveis, ou seja, casas e apartamentos ecologicamente corretos.

Isso acontece porque, segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor de construção civil é um dos grandes responsáveis pelos impactos ambientais no mundo. Então, para que uma casa seja considerada ecologicamente correta, ela precisa cumprir alguns requisitos como gerar a maior parte da sua eletricidade — sistema de energia solar.

Porém, construções como esta não beneficiam apenas o meio ambiente, elas também podem ser ótimas opções de investimento para você. Quer entender como? Confira a seguir!

1. Menor impacto ambiental

Pode parecer redundante, mas um dos maiores benefícios de escolher construções ecologicamente corretas é a preservação da natureza. Um prédio do tipo consome até 30% menos energia, reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 35%, descarta entre 50% e 80% menos resíduos e economiza até 50% de água.

Além disso, uma propriedade sustentável também garante a preservação da flora e fauna, reduz a erosão do solo e possibilita o plantio de árvores, plantas e até uma horta orgânica.

2. Maior custo-benefício

Casas e edifícios sustentáveis podem até custar um pouco mais para serem construídos — em média, entre 1% a 3% a mais — o retorno costuma ser maior que as construções tradicionais. Isso acontece porque imóveis do tipo oferecem uma redução nos custos de energia, água e até na conta de gás do edifício, o que resulta em retornos a médio prazo.

Outra vantagem é que a propriedade se torna muito mais valorizada e pode ser revendida, geralmente por um valor mais alto que o preço de compra.

3. Melhor qualidade de vida

Os cuidados com a natureza das construções sustentáveis também refletem na saúde e qualidade de vida dos seus moradores. Uma pesquisa realizada pela Green Building Canada, nos mostrou que as casas ecologicamente corretas ajudam a reduzir em até 25% o desenvolvimento de doenças respiratórias como asma e alergias. Também ficou provado que elas ajudam os moradores a se tornarem mais dispostos e proativos.

4. Menor processo de manutenção

O processo de manutenção de uma residência ecológica é muito menor que das convencionais. Edifícios sustentáveis não são pintados com tanta frequência porque os materiais utilizados na sua construção não se decompõem na mesma velocidade. Portanto, você terá uma propriedade de alta durabilidade.

5. Mais elegância e modernidade

Não é porque o edifício é sustentável que ele precisa seguir um padrão ou abrir mão da sofisticação e do bom gosto. Ao contrário da crença popular, o setor imobiliário sustentável tem design moderno e cria espaço para implementações de tecnologias que contribuem ainda mais para o bem-estar dos moradores. Ou seja, além de todos os benefícios para a saúde e para o seu bolso, você ainda usufrui de uma moradia elegante, sofisticada e moderna!

Viu como as construções sustentáveis só trazem vantagens? Porém, vale destacar que caso queira botar a mão na massa e construir uma casa sustentável de qualidade, é preciso tomar alguns cuidados durante o projeto.

Antes de tudo, contrate a ajuda de um bom profissional da área, pois ele será capaz de orientar sobre os materiais corretos — bambu ecológico, concreto verde etc. — para que a obra ocorra da melhor maneira possível e sem erros.

Em Niterói, essa nova tendência já ganha força com os recentes Lançamentos comercializados pela SPIN: o Porto Al Mare e o Costa Bella. Ambos com certificação pela Fundação Vanzolini, como um dos selos ambientais mais importantes do mundo: o Selo Aqua HQE, que comprova a Alta Qualidade Ambiental dos empreendimentos.

Gostou das nossas dicas? Então, siga a nossa página no Facebook, Youtube, Instagram e Linkedin para não perder nenhuma dica sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *