Subscribe Now

Trending News

Confira 7 dicas para comprar o seu apartamento na praia sem dor de cabeça
Qualidade de vida

Confira 7 dicas para comprar o seu apartamento na praia sem dor de cabeça

A região litorânea ainda é o destino preferido da maioria das pessoas na hora de fugir da agitação das grandes centros. Com isso, existem aqueles que têm o sonho de comprar um apartamento na praia. No entanto, a maioria não tem ideia de como fazer isso com segurança e tranquilidade.

É importante pensar nisso, pois o comprador pode se arrepender da aquisição ou obter um imóvel que gere problemas futuros. Isso acontece quando o negócio é fechado no calor das emoções, sem analisar problemas básicos para fazer uma boa compra sem erros.

Se você não deseja frustrações relacionadas a esse tipo de aquisição, saiba agora como comprar apartamentos à beira-mar sem complicações. Confira!

1. Pense em seu objetivo com a compra

Antes de escolher qual imóvel comprar, analise a finalidade para a qual você deseja a propriedade. Se a ideia é ter um lugar onde passar feriados, férias longas ou fins de semana, é indicado um tipo de propriedade. Se o objetivo é comprar o apartamento para alugar na temporada ou até vendê-lo após a restauração, exige outro tipo de imóvel.

Se você souber como a compra futura será usada, poderá procurar opções que atendam às suas necessidades, sem correr o risco de comprar um local que esteja acima ou abaixo dos seus requisitos.

Outra coisa importante é “manter os pés no chão” enquanto estiver procurando o bem. A última coisa que você quer é comprar um imóvel que esteja acima do seu orçamento e prejudicar a saúde financeira da sua família.

2. Identifique o local mais adequado

Mesmo que, inicialmente, o imóvel não seja para residência fixa, é importante prestar atenção à localização. Afinal, você e sua família não ficarão isolados dentro de casa durante as folgas. Se estiver em um ponto de acesso difícil, podem surgir alguns empecilhos.

Então, veja a distância da praia, quais são as instalações mais próximas e o perfil dos vizinhos. É importante escolher um apartamento que seja bem servido por lojas, mas que não interfira na sua estadia. Verifique também se a área é de residentes ou apenas de propriedades alugadas, pois isso significa mais ou menos agito durante as altas temporadas.

Se necessário, alugue o apartamento, ou outro imóvel em um local próximo, para sentir como é viver na região e quais são as suas vantagens e desvantagens.

3. Visite o local antes da compra

As características do apartamento na praia e suas condições devem ser verificadas antes de fechar um acordo. Para fazer isso, faça algumas visitas, se possível, acompanhadas por alguém que o ajudará a encontrar problemas que a propriedade possa ter.

Além de detectar vazamentos, sinais de mofo e os efeitos do ar salgado, verifique também a qualidade dos materiais utilizados no canteiro de obras e a necessidade de possíveis reformas ou ajustes adequados ao seu gosto. Se você der uma olhada superficial no apartamento, dores de cabeça podem ocorrer nos momentos mais inesperados.

4. Avalie se é uma região com tendência à valorização

Mesmo que você tenha bons imóveis e um bom corretor que suporte todo o processo de compra, é interessante perguntar sobre o preço por metro quadrado na região em que as casas ou apartamentos que você procura estão localizados. Isso permite que você tenha mais confiança no negócio e oferece mais segurança na conclusão da transação.

Outro fator interessante é que você pode investir em bairros ou cidades em crescimento. Por exemplo, um spa bonito e pouco pesquisado hoje em dia pode ter uma excelente classificação de propriedade em alguns anos e, é claro, aumentar seu patrimônio.

5. Verifique se o imóvel está regularizado

Antes de concluir uma transação, verifique se todos os documentos relacionados à propriedade e ao proprietário atual estão em ordem ― e se o agente imobiliário que você selecionou é adequado. Se você não tem experiência nessa área, entre em contato com um advogado para ajudá-lo a revisar os documentos. Lembre-se de mantê-los por, pelo menos, dez anos.

6. Lembre-se dos custos extras da documentação

Um ponto que nem sempre os que compram imóveis se lembra é o custo da documentação. Se você está preocupado apenas com o preço da casa, as chances de esquecer dos custos de emissão dos documentos obrigatórios são altas. E eles não devem ser ignorados de jeito nenhum. Portanto, coloque em sua conta os gastos com

  • ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis);
  • Registro de Compra em Cartório;
  • escritura ou contrato de financiamento, se houver;
  • pagamento do despachante e de outros profissionais envolvidos na mudança.

Tire todas as dúvidas sobre os documentos exigidos e, especialmente, o custo em todas as etapas da compra. Dessa forma, você evita surpresas desagradáveis.

7. Avalie a procedência do corretor de imóveis

Se bem escolhidas, o corretor e a empresa imobiliária são essenciais para que todo esse processo funcione, desde a escolha da propriedade até a negociação e a conclusão do processo legal. Sem dúvida, este é um processo que não é nada fácil, mas com a ajuda de especialistas qualificados você tem segurança e certeza.

Porém, você precisa estar atento, pois os golpes imobiliários estão se tornando mais comuns. Portanto, tente se relacionar apenas com empresas conceituadas para que isso não aconteça com você. Procure referências de familiares, conhecidos e, também, da Internet.

Peça também o número do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do seu estado e do corretor e da empresa imobiliária para verificar se eles estão registrados corretamente. Com essas ações simples, você reduz o risco de problemas o máximo possível.

Essas são as principais dicas de como comprar um apartamento na praia sem problemas. Um imóvel no litoral é uma solução incrível para quem deseja um refúgio da rotina agitada nas grandes cidades. Mas, para isso, é essencial contar com o auxílio de uma imobiliária competente e qualificada. Então, conforme dissemos ao longo deste conteúdo, pesquise o histórico da empresa e o registro no Creci para evitar qualquer prejuízo.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com a Spin Imóveis e veja como podemos te ajudar na compra da sua casa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *