Subscribe Now

Trending News

Decoração de home office: 7 ideias para colocar em prática agora!
Qualidade de vida

Decoração de home office: 7 ideias para colocar em prática agora!

Com o aumento das vagas de emprego remotas, o home office vem ganhando cada vez mais espaço nas residências de muitas pessoas. Afinal, para quem trabalha em casa, é uma grande vantagem contar com um local tranquilo, confortável, bem iluminado e adequado para exercer as tarefas diárias.

Entretanto, não basta separar uma mesa e uma cadeira em qualquer lugar da casa. É necessário investir na organização e decoração de home office para transformá-lo em um espaço, de fato, funcional.

Quer ver as dicas que separamos para você montar seu escritório ideal em casa? Continue acompanhando este post e confira a seguir!

1. Escolha o melhor ponto da casa

De acordo com o senso comum, a casa não é o melhor lugar para trabalhar. É exatamente por isso que existem edifícios comerciais e residenciais, não é mesmo? Assim, as pessoas podem sair do ambiente de trabalho e ir para um lugar completamente diferente, para descansar o corpo, a mente e se divertir. Contudo, o número de pessoas que trabalha em casa vem aumentando.

A partir disso, qual seria o melhor ponto da casa para montar um home office? Bem, talvez não existam muitas alternativas e seja necessário usar da criatividade. No entanto, sabemos que o banheiro e cozinha não são ambientes adequados. Também não dá para colocar uma mesa de trabalho nos corredores, pois transitar pela casa seria complicado. Só resta a sala de estar e o quarto.

Essas duas opções apresentam vantagens e desvantagens. O ambiente do quarto normalmente é concebido como um lugar onde as pessoas podem dormir e descansar depois de um longo dia. E a instalação de um escritório neste local pode colocar em risco todas essas tarefas.

Já a sala é um ambiente que permite mais descontração. Pode ser ótimo para trabalhar, mas apenas se o resto da família não estiver assistindo TV, conversando alto ou recebendo visitas. Uma sala mais íntima ou, até mesmo, menos usada durante o dia é uma opção muito melhor.

Existem ainda lugares incomuns onde um home office pode ser montado. Dependendo do caso, é possível criar um escritório na varanda do apartamento, no espaço embaixo das escadas da casa ou no quarto de dependência do apartamento.

2. Selecione os móveis adequados

Atualmente, a maioria das pessoas usa o computador e outros itens tecnológicos como sua principal ferramenta. Contudo, existem inúmeros trabalhos que podem ser executados em um home office e que utilizem outros equipamentos, como máquina de costura, materiais de desenho etc.

De qualquer forma, é importante ter, pelo menos, uma mesa e uma cadeira ou banco em alturas compatíveis com a mesa. Além disso, também é interessante ter gavetas, estantes, prateleiras, nichos e muito mais nas proximidades.

Se o ambiente de trabalho for destinado a um computador, é importante tirar as medidas corretas do espaço. Tenha cerca de 75 cm de altura, 45 cm de profundidade e pelo menos 90 cm de largura, disponíveis para encaixar a mesa. Existem muitos modelos disponíveis comercialmente. No entanto, é sempre possível solicitar móveis especiais com dimensões adaptadas ao ambiente e às suas necessidades profissionais.

3. Atente-se à iluminação

A luz é um dos pontos principais para um escritório perfeito em casa. Quanto mais luz natural, melhor. Por isso, prefira um quarto com uma janela grande ou mesmo uma varanda para manter o ambiente fresco e bem iluminado. Se a varanda é pequena, você pode reservá-la para uso exclusivo como escritório. Caso contrário, delimite o espaço no qual será utilizado para trabalhar e como ambiente de socialização.

4. Mantenha a papelada organizada

Outra dica para montar a organização e decoração de home office é deixar todos os arquivos e documentos guardados em seu devido lugar. Itens como arquivos suspensos e pastas organizadoras auxiliam bastante na hora de manter o local limpo e ordenado. A manutenção desses objetos deve ser feita para se integrar à decoração escolhida e ainda funcionar de modo prático quando for preciso consultá-los.

5. Coloque porta-trecos à disposição

É comum encontrar na mesa de trabalho, itens pequenos, como clipes de papel, post-its, alfinetes etc., que nunca sabemos onde guardar e, por isso, sempre se perdem quando mais precisamos.

Para evitar que isso aconteça, adicione um porta-joias ou caixinha de madeira para armazenar pequenos objetos como esse. Dessa maneira, você mantém sua mesa, organizadas e ainda poderá encontrar o que precisa com mais facilidade.

6. Inclua uma lousa ou mural de avisos

Inclua uma lousa ou mural de avisos — quadro-negro, painel de cortiça, grade de metal etc. — em seu home office.

Eles são extremamente importantes para exibir calendários, tarefas importantes ou outras informações que precisam ser visualizadas com certa frequência. É uma excelente maneira de decorar o ambiente e ainda utilizar o objeto como parte da sua rotina de trabalho.

7. Personalize o ambiente

Além dos detalhes mais funcionais, não podemos esquecer o seu toque pessoal ao decorar o local, afinal, nem todos os escritórios precisam ser formais. Entenda que o ambiente é inteiramente seu e escolha cores, estilo e detalhes que combinam com sua personalidade e que fazem você se sentir feliz e confortável na hora de trabalhar.

Há pessoas que preferem um escritório cheio de referências à cultura pop, ou mesmo, cores brilhantes e divertidas para estimular a criatividade. Outros preferem algo mais neutro e mais leve para trazer paz e harmonia. Independentemente do estilo escolhido — decoração chic, glam, hippie ou minimalista —, os elementos precisam fazer sentido para você.

Como você pode perceber, fazer a decoração de home office não é tão difícil quanto parece, mas exige, sim, certa atenção. Em suma, você não pode escolher qualquer cômodo da casa para isso; dê preferência aos locais mais isolados da movimentação diária e que sejam bem iluminados. Evite deixar objetos espalhados e organize tudo o que precisa utilizar para o trabalho de forma funcional.

Com o planejamento adequado, você será capaz de criar um ambiente personalizado, confortável e perfeito para manter sua produtividade mesmo em casa.

Gostou das nossas dicas? Então, assine a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *