Subscribe Now

Trending News

Urban jungle: entenda o que é e como decorar sua casa com plantas!
Decoração

Urban jungle: entenda o que é e como decorar sua casa com plantas!

Urban Jungle, ou em sua tradução livre, selva urbana, é um estilo de decoração que tem o objetivo de resgatar o contato com a natureza, tão distante nas grandes cidades. Para isso, são utilizadas plantas de todos os tipos nos ambientes para criar o visual de uma floresta urbana. 

A tendência não tem apenas fins estéticos! Isso porque traz inúmeros benefícios para os moradores de um lar, como a purificação do ar, estímulo aos sentidos, entre outros que auxiliam na sensação de bem-estar. 

Quer saber como aplicar o urban jungle em sua casa? Então confira, a seguir, algumas dicas sobre o assunto! 

Escolha as plantas 

O primeiro passo deve ser conhecer um pouco das plantas e pesquisar sobre aquelas que são interessantes para viver dentro de um apartamento. Felizmente, há um leque de opções lindas, que garantem excelentes resultados, mas é preciso sempre avaliar antes. 

As mamonas, por exemplo, são bem populares para esse tipo de decoração, no entanto, muita gente não sabe que não são recomentadas para quem tem pets, já que podem ser tóxicas. 

Para ajudar na sua escolha, listamos as mais indicadas:

  1. palmeira-leque;
  2. iuca (Yucca);
  3. árvore-da-felicidade;
  4. zamioculcas;
  5. suculentas;
  6. samambaia;
  7. espada de São Jorge;
  8. peperômia;
  9. maranta.

Coloque as plantas em um local adequado 

De nada adianta escolher as plantas certas e colocá-las em um local que seja inadequado, dificultando sua sobrevivência. Por isso, é importante dispor de alguns cuidados, como: 

  • opte sempre por um lugar que tenha a luminosidade que cada espécie necessita: pleno sol, meia sombra e sombra; 
  • em alguns ambientes úmidos, como o lavabo, é preciso deixar as portas e janelas abertas para mantê-los sempre ventilados; 
  • se for usar vasos suspensos, prefira aqueles autoirrigáveis, para evitar goteiras e também sujeira dentro de casa;
  • avalie a área disponível para a planta, considerando que algumas precisam de espaço para se desenvolverem.

Crie um jardim vertical 

Há várias formas de usar o urban jungle na decoração da sua casa, mas um dos queridinhos é o jardim vertical. Essa alternativa é legal porque aproveita melhor os espaços, além de criar uma parede verde muito bonita! 

Contudo, para criá-lo é preciso observar onde ele ficará situado, escolhendo plantas que precisam de cuidados semelhantes — isto é, a mesma quantidade de incidência de luz, por exemplo. 

Depois, é só abusar da criatividade para a estrutura. Você pode usar suportes ripados ou treliçados, pallers, entre outros recursos que têm uma “pegada” sustentável

Vale ressaltar, ainda, a importância de fazer um processo de impermeabilização na parede, para evitar problemas de infiltração. Algumas pessoas, usam calhas para reter o excesso de água. Se preferir, pode contar com a ajuda de um paisagista para executar o projeto. 

Considere as necessidades dos moradores 

Conforme explicamos, o urban jungle tem a proposta melhorar a qualidade de vida e bem-estar, além de, claro, deixar o ambiente mais bonito. 

Nesse sentido, é preciso considerar o estilo de vida dos moradores, para escolher as espécies de acordo com o espaço e necessidades de cada família. Algumas pessoas viajam muito e não tem tanta disponibilidade para cuidar do local, sendo necessário escolher aquelas plantas que demandam menos trabalho, por exemplo. 

O urban jungle é uma alternativa para quem deseja trazer mais verde para a sua casa. Assim, além de criar um ambiente agradável e com boa estética, ainda aproveita seus diversos benefícios relacionados à saúde. 

Aproveite para compartilhar nossas dicas nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam o que é urban jungle!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *