Subscribe Now

Trending News

Reforma residencial: conheça os profissionais da equipe de obra
Imóveis

Reforma residencial: conheça os profissionais da equipe de obra

Há aqueles que se aventuram em fazer as próprias reformas em suas casas e, muitas vezes, o resultado é desastroso, especialmente quando são realizadas grandes mudanças.

Mesmo que a contratação de profissionais exija um investimento maior, é essencial destacar a importância de uma boa equipe de obra, não apenas para ter um bom resultado, mas também para evitar acidentes, estresse, além de desperdícios de materiais.

A seguir, vamos mostrar quais os profissionais principais precisam ser contratados na hora de fazer uma reforma residencial. Acompanhe!

Arquiteto

O arquiteto é o responsável pelo “pontapé” inicial da reforma. É ele que deverá elaborar o projeto da obra, fazendo um estudo bem detalhado do cômodo. Para isso ele desenha, mede e também define os materiais e acabamentos da construção.

Se o cliente desejar um resultado ainda mais personalizado e harmonioso, o profissional pode participar também da fase final do processo, ou seja, a decoração.

Engenheiro civil

Com o projeto criado, é necessário que alguém o execute, certo? Esse é o papel do engenheiro civil! Nesse momento, é normal o profissional colocar mais detalhes no planejamento, com uma visão mais técnica em relação à estrutura, elétrica e hidráulica, além de realizar cálculos importantes para que tudo funcione perfeitamente.

Mestre de obras

Com as ideias no papel, o mestre de obras tem o conhecimento geral da construção. Sendo assim, é ele que distribui as tarefas para seus encarregados, sempre verificando a qualidade do serviço, segurança dos profissionais que estão trabalhando e a produtividade de sua equipe de obra. Além disso, ele também auxilia na compra dos materiais.

Pedreiro

O pedreiro é aquele que, literalmente, coloca as “mãos na massa”, fazendo os serviços de alvenaria, concretagem, assentamento de pisos, e tudo aquilo que dá realmente forma ao que foi planejado.

Ele pode contar com um ajudante de obra, que geralmente é aquela pessoa que não tem tanta qualificação ainda, e quer aprender a profissão. Assim, ele fica responsável por tarefas mais simples, como a organização e transporte de materiais da obra, ou mesmo na preparação do canteiro e remoção e transporte de entulhos.

Eletricista

Para a parte elétrica, como a passagem de fiação, colocação de tomadas e interruptores, entre outros aspectos ligados à estrutura elétrica, é necessário a contratação de um eletricista. Ele pode, ainda, participar da obra ainda no canteiro, verificando os pontos de luz contidos no projeto.

Encanador

Se estiver reformando o banheiro ou cozinha, por exemplo, com certeza precisará de um encanador para instalar toda a parte hidráulica do cômodo. O profissional fica encarregado da verificação, troca ou colocação de canos de água e esgoto, além das pias, tanques e torneiras.

No canteiro de obras ele também precisa estar presente para colocar as tubulações, e depois retornar na etapa de acabamentos para a instalação das peças.

Fazer uma reforma em casa é coisa séria e para que tudo saia conforme o esperado, é fundamental contar com uma boa equipe de obra. Antes de contratar cada profissional, procure por aqueles que têm experiência e credibilidade no mercado. Para isso, peça indicação de amigos e, se possível, visite obras já finalizadas.

SPIN Casa Pronta

Na SPIN, você ganha descontos em diversos serviços e produtos para a sua casa, como em armários planejados, materiais de construção e serviços de pintura, manutenção, decoração, climatização e seguros. Ligue para gente e saiba mais: (21) 2703-1000.

Quer acompanhar mais dicas como estas? Então curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do blog!

Posts relacionados

2 Comentários

  1. Avatar
    Reforma Residencial

    Estou planejando reformar o meu apartamento e adorei conhecer essas informações. Muito obrigada!

    Marília Amaranto

  2. Avatar
    Reforma Residencial

    Adorei o post! Estou planejando reformar o meu apartamento, anotei boas dicas. Muito obrigada!
    Camila Antunes

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *