Subscribe Now

Trending News

Vistoria de imóveis: o que é preciso considerar antes da compra?
Imóveis

Vistoria de imóveis: o que é preciso considerar antes da compra?

Com a empolgação após a compra da nova casa, muitas pessoas acabam esquecendo da vistoria de imóveis assim que recebem as chaves. Contudo, é de extrema importância passar por esse processo junto com a construtora antes de trazer o caminhão de mudanças.

É preciso analisar os detalhes de toda a construção, só assim você terá a certeza de que tudo está em ordem e conforme desejado.

Por isso, continue acompanhando este artigo para saber o que verificar durante a vistoria e evitar arrependimentos e outras preocupações com a sua nova moradia. Veja a seguir!

Analise o memorial descritivo

Tudo o que foi utilizado para construir seu imóvel é citado nesse documento. Então, jamais inicie uma vistoria sem ter o memorial descritivo em mãos.

Informações como medidas dos cômodos, materiais usados no acabamento, características do apartamento, entre outras estão dispostas ali.

Assim, o memorial serve de guia para orientar a visitação, além de comprovar que o imóvel está nas condições prometidas.

Confira as instalações elétricas e hidráulicas

Mais um ponto que você deve verificar sem falta são as instalações elétricas e hidráulicas. Isso porque, panes elétricas e vazamentos geram riscos para os moradores e, a última coisa que você espera é sofrer acidentes dentro de casa.

Portanto, dedique o tempo necessário para checar os interruptores, tomadas, descargas, torneiras e chuveiros. Qualquer falha de instalação precisa ser contornada o quanto antes.

Observe paredes e revestimentos

Durante a vistoria de imóveis, veja se as paredes do apartamento foram pintadas recentemente ou se há rachaduras na parte interna e externa da residência.

Quanto aos revestimentos, verifique se há azulejos faltando, peças quebradas ou falhas no rejunte. A casa precisa ser entregue a você em perfeitas condições, seja ela nova ou usada. Defeitos como estes comprometem a estética e lhe darão mais trabalho de manutenção.

Verifique janelas e portas

Ao observar as portas e as janelas, preste atenção se as dobradiças rangem, nas condições dos trincos, fechaduras, maçanetas, se há rasgos de saída de água, entre outros detalhes.

É responsabilidade da imobiliária ou do antigo morador entregar o imóvel com todas as portas e janelas sem danos. Rachaduras nas janelas, por exemplo, podem parecer insignificantes à primeira vista, mas se tornar um grande problema em dias de chuva.

Veja o piso e contrapiso

Por fim, mas igualmente importante, está a análise dos pisos e contrapisos. Veja se há ladrilhos soltos, áreas quebradas ou cerâmicas com “som cavo”, resultado da falta de aderência com o substrato, o que pode provocar futuros deslocamentos com o menor dos impactos.

Todos os pontos citados aqui devem ser verificados com o máximo de atenção durante a vistoria de imóveis. Tais cuidados permitirão que você tome as providências necessárias antes de fechar a compra da casa e, desse modo, evite arrependimentos.

Caso esteja com dúvidas sobre por onde começar, vale a pena contar com a ajuda de uma imobiliária ao longo do processo. Uma empresa especializada poderá orientar você na hora da visitação e chamar sua atenção para detalhes que, provavelmente, não identificaria por si só.

Gostou deste artigo? Então, siga-nos no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube para não perder mais dicas incríveis com esta!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *