Subscribe Now

Trending News

Tire suas dúvidas sobre financiamento de imóveis aqui!
Financiamento imobiliário, Investimento

Tire suas dúvidas sobre financiamento de imóveis aqui!

Tentar um financiamento de imóveis é a solução mais indicada para quem quer finalmente adquirir uma casa própria, mas não tem condições de fazer o pagamento à vista. Aliás, mesmo que você não tenha meios para juntar a quantia total da nova residência, recomendamos muito que consiga reunir um bom valor para dar de entrada. Assim, as parcelas do seu financiamento não serão tão altas.

Além disso, existem muitos outros detalhes sobre financiamento de imóveis que você precisa saber. Continue acompanhando este post e saiba mais sobre como essa negociação funciona!

Quais são os requisitos para o financiamento de um imóvel?

O financiamento de imóveis é uma linha de crédito a longo prazo, concedida para qualquer pessoa com mais de 18 anos e com capacidade financeira para arcar com as prestações, que podem tomar no máximo de 30% da renda.

Também é importante destacar que você não pode estar negativado e que o financiamento é restrito para a aquisição de casas ou apartamentos, sejam eles novos, usados, em construção ou para fins comerciais.

Caso atenda aos requisitos exigidos — citados mais acima — e tenha a análise de crédito aprovada, a instituição bancária lhe dará um empréstimo, que poderá ser no valor total do imóvel ou parte dele.

Quais são as taxas cobradas atualmente?

Antes de tudo, você precisa saber que um financiamento envolve outros custos além do preço do imóvel, como juros por conta do empréstimo concedido e taxas administrativas — Custo Efetivo Total (CET), que engloba os impostos a serem pagos pela transação.

Cada banco tem suas próprias determinações quanto aos juros cobrados, que variam entre 5% a 10,5% ao ano, por isso é bom dar uma pesquisada antes de se dirigir a um deles.

Como facilitar a aprovação do financiamento?

Como dissemos inicialmente, basta atender aos requisitos exigidos para conseguir um financiamento de imóveis. Entretanto, existem medidas que você pode tomar para agilizar esse processo um tanto burocrático.

Fazer o Cadastro Positivo

Consiste em um programa oferecido pela Serasa Experian, que permite aos bancos descobrir mais facilmente quem está negativado ou não. Ao se cadastrar e manter os pagamentos em dia, suas chances de conseguir empréstimos maiores e juros menores aumentam consideravelmente.

Abrir uma conta no banco escolhido

Digamos que você decidiu pedir um financiamento pela Caixa Econômica Federal. As pessoas que têm uma conta corrente nessa instituição conseguem uma análise de crédito mais rápida, já que o banco tem como acessar facilmente as informações de ganhos, gastos, uso de serviços, como cartão de crédito etc.

Depositar todos os ganhos na conta

Outra coisa que pode acelerar a sua aprovação para o financiamento é depositar tudo o que recebe em sua conta. Principalmente se você tem fontes extras de renda e que podem ajudar bastante a arcar com as prestações do imóvel.

Além disso, é uma maneira mais simples de comprovar que você realmente ganha o que declarou na solicitação.

Quais são as regras para o uso do FGTS?

Certamente, já deve ter ouvido falar que é possível usar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço na compra de uma residência.

Contudo, existem algumas regrinhas que você precisa conhecer para utilizá-lo adequadamente. A primeira delas é que o valor do benefício precisa corresponder a, no mínimo, 3 anos de trabalho.

O interessado também não pode ter nenhum outro financiamento ativo em seu nome. Além disso, o uso do FGTS só é liberado para construções com fins exclusivamente residenciais, sendo que o valor total não pode exceder 1,5 milhão.

Entretanto, existe a possibilidade de incluir nesse financiamento as taxas de Registro do Imóvel, evitando que você se esqueça delas.

Essas são as principais informações sobre o financiamento de imóveis. Mais uma dica que pode lhe ajudar em todo o processo é reunir a documentação com antecedência, que você pode conferir com o banco escolhido a lista completa.

Por falar nisso, podemos reforçar a importância de pesquisar as melhores opções e realizar simulações antes de fechar a solicitação.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter para receber em primeira mão mais conteúdos como este!

Posts relacionados

3 Comentários

  1. 3 dicas de como escolher um imóvel perfeito

    […] disso, terá uma noção de como anda a saúde financeira. Feito isso, pesquise as condições de financiamento existentes. Saiba que é possível negociar um parcelamento pelo banco ou com uma construtora de […]

  2. O que é preciso para comprar um imóvel com segurança? Saiba mais aqui

    […] todas as suas contas no papel. Analise a sua situação financeira e compare com os tipos de financiamento disponíveis e que mais se encaixam nas suas […]

  3. Descubra como usar seu décimo terceiro na compra de um imóvel

    […] Da mesma forma que é possível aproveitar seu décimo terceiro na entrada de um novo apartamento, ele pode socorrer nos meses de aperto para que você não deixe de pagar as prestações do financiamento. […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *