Subscribe Now

Trending News

Verão: saiba como fazer corretamente a climatização de imóveis
Qualidade de vida

Verão: saiba como fazer corretamente a climatização de imóveis

A estação mais quente do ano já chegou e para aproveitá-la da melhor forma possível, sem sofrer com as altas temperaturas dentro de casa, o ideal é investir em uma climatização de imóveis eficiente. Afinal, um ambiente bem climatizado, especialmente no verão, ajuda a melhorar a qualidade de vida de todos os moradores.

Entretanto, antes de sair em busca do ar-condicionado mais potente, existem alguns detalhes que você precisa prestar atenção. Aspectos como o tamanho do seu apartamento, a quantidade de moradores, as formas de instalação correta e muito mais não devem ser negligenciadas. Só assim poderá usufruir de um espaço muito bem climatizado.

Portanto, continue acompanhando este artigo e confira como fazer corretamente a climatização em sua casa. Veja a seguir!

Calculando a quantidade de BTU necessária

Antes de tudo, você precisa entender o que significa esta sigla. BTU nada mais é do que ‘Unidade Térmica Britânica’ e existe para determinar a quantidade de resfriamento necessário para reduzir a temperatura de um ambiente. Em outras palavras, é esse cálculo que dirá a potência ideal que um aparelho deve ter para climatizar uma residência por inteiro.

Chegar a esse resultado não é tão difícil quanto parece; basta acrescentar 600 BTUs a cada pessoa, equipamento e metro quadrado existente em um espaço. Por exemplo: em um apartamento com 60 m², 3 computadores de mesa e 5 moradores será preciso adquirir um equipamento de 40.800 BTUs.

Não entendeu? É simples: multiplique o tamanho da residência, o número de computadores e a quantidade de residentes por 600. Depois é só somar os resultados. Mas, lembre-se de uma coisa: se o local escolhido para a instalação do aparelho sofrer exposição direta à luz do Sol, acrescente 800 BTUs ao fim do cálculo.

Escolhendo o modelo adequado

Depois de entender como calcular a potência ideal do ar-condicionado, vamos aos modelos ideais para uma boa climatização de imóveis. Em geral, existem aparelhos voltados para imóveis residenciais e comerciais, mas, hoje, focaremos nos modelos para os lares.

Split

Mais moderno e capaz de atender à maioria dos ambientes, o aparelho tipo Split funciona muito bem tanto em espaços grandes como em pequenos. A potência de equipamentos como esse chegam a até 80 mil BTU, contudo, sua instalação segura requer a experiência de um profissional, já que é preciso fazer um buraco na parede para a passagem das tubulações.

Portátil

Ideal para espaços pequenos, de até 20 m², o ar-condicionado portátil é a salvação de quem vive de aluguel e não pode fazer mudanças estruturais no imóvel.

A limitação de tamanho se deve à baixa capacidade de BTU do aparelho e, por ser portátil, basta colocar sua mangueira para fora de uma janela próxima. A única desvantagem desse equipamento é que ele consome mais energia elétrica, por isso use-o moderadamente.

De janela

Antes da existência dos aparelhos portáteis e splits, a maioria das casas e apartamentos era construída já com uma área reservada na janela para a instalação de um ar-condicionado. Esse aparelho também tem baixa potência, sendo mais indicado para ambientes pequenos como quartos e salas comerciais.

Entendendo a importância da manutenção

Geralmente, a vida útil de um ar-condicionado varia entre 10 a 15 anos. Claro, desde que a manutenção periódica seja feita corretamente. Esse cuidado garante o bom funcionamento do aparelho e prolonga sua durabilidade. Isso significa que, fazendo todos os cuidados direitinho, não precisará comprar outro equipamento tão cedo.

Siga o manual de instruções, faça a limpeza regular dos filtros e gabinetes mensalmente. Se você vive em uma grande metrópole, a recomendação cai para duas semanas. Evite usar produtos químicos ou água, um pano úmido já é o suficiente.

Além disso, verifique se existem vazamentos de qualquer natureza e faça a medição do ar. Caso você não tenha condições de fazer a manutenção frequente, conte com os serviços de uma empresa especializada, como a RDO Refrigeração e Ar-condicionado.

Viu como é importante saber fazer a climatização de imóveis corretamente? Desse modo, você garante um ambiente bem resfriado nos dias quentes de verão e ajuda a melhorar a qualidade de vida sua e da sua família.

Gostou deste artigo? Entre em contato com a SPIN Inovações Imobiliárias para descobrir o que podemos fazer por você!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *