Basicamente, a cozinha americana é um recurso utilizado para unir a cozinha e a sala de jantar, sendo usada apenas uma meia parede ou bancada para separar os ambientes.
É uma opção cada vez mais procurada, pois, além de moderna e possibilitar maior interação dos moradores, dá mais amplitude para o espaço por não haver divisões.
Neste post, vamos dar algumas dicas importantes de como montar uma cozinha americana bonita e funcional. Continue a leitura para conferir!
Observe a planta do apartamento
Antes de qualquer coisa, é fundamental verificar a estrutura do apartamento para fazer esse tipo de reforma. Caso more em prédio, é provável que existam regras para demolir e construir, além da RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) para a executar a alteração.
Nesse momento, é importante contratar um profissional especializado para descobrir as possibilidades e não ter problemas posteriores.
Pense nos revestimentos e texturas
Muita gente fica em dúvida se o piso da sala e da cozinha devem ser os mesmos. A resposta é não: não existe uma regra para isso.
A mesma ideia serve para as paredes. Vale lembrar que não é necessário revestir toda a cozinha com azulejo. Se preferir, você pode colocar apenas perto da pia e do fogão para proteger. Uma dica é escolher aqueles coloridos ou com ladrilhos para deixar o espaço mais bonito.
Aposte em uma iluminação
A cozinha é um lugar que exige maior iluminação e, em contrapartida, a sala geralmente deve ter um clima aconchegante com uma iluminação mais fechada.
Para que os cômodos não “briguem” nessa questão, você pode optar por pendentes sobre a bancada para a cozinha, e deixar espaços, como área do fogão e da pia, mais iluminados também.
Na sala, o ideal é apostar em uma luz central, que ilumine de maneira uniforme todo o local e, em pontos estratégicos, colocar abajures para deixar um clima mais acolhedor. Ah! Não se esqueça de que é melhor utilizar as lâmpadas brancas na cozinha e as amareladas na sala.
Aproveite os espaços
Outro ponto importante de como montar uma cozinha americana é pensar na sua funcionalidade. É válido lembrar que como haverá uma parede a menos, você não terá o mesmo espaço para colocar armários. No entanto, há soluções simples para isso, como colocá-los sob a bancada, por exemplo.
Além disso, é preciso estudar a circulação de pessoas, onde a geladeira, fogão e outros eletrodomésticos devem ficar e, até mesmo, a altura da pia e balcão. Para isso, deve-se considerar as necessidades dos moradores para que o espaço seja realmente funcional.
Por fim, é interessante destacar a importância de ter alguns cuidados com a cozinha americana. Como não há uma divisão de espaços, o cheiro de fritura e fumaça, por exemplo, podem incomodar bastante e até impregnar na sala. Nesse caso, o uso de uma coifa acima do fogão pode solucionar o problema.
A organização também deve ser levada em conta. Tenha em mente que tudo ficará à mostra. Então, é necessário deixar as louças sempre limpas e guardadas para manter o local bonito e agradável.
Essas foram algumas dicas de como montar uma cozinha americana. Portanto, se você está pensando em ter a sua, não deixe de considerar esses aspectos para conquistar um espaço gostoso para cozinhar, receber amigos e ficar com a família.
Agora, sugerimos que você fique mais um pouco com a gente. Leia este outro post no qual aprofundamos o assunto e damos dicas de como escolher revestimentos para cozinha e banheiro.