Viver perto das avenidas movimentadas e do alvoroço dos automóveis foi sinônimo de elegância e praticidade por muito tempo. Porém, outros critérios começaram a falar mais alto para inúmeras pessoas. A falta de contato com a natureza e a poluição dos grandes centros urbanos fortaleceram o desejo de morar em um bairro com áreas verdes.
Se você se inclui nesse grupo, aqui vai uma boa notícia. O mercado imobiliário está em um movimento de acolher as pessoas preocupadas em viver ao redor de espaços arborizados. Casas e apartamentos próximos a parques ou praças já são uma tendência e terão maior valorização imobiliária daqui para a frente.
De maneira geral, a maior motivação para morar em um bairro com áreas verdes é a maior qualidade de vida. Para saber mais, veja as 10 vantagens de viver em regiões com essas características a seguir.
1. Ar puro
Árvores e plantas como um todo desempenham um papel importante na circulação de ar. Elas liberam oxigênio e impedem a passagem de poeira, reduzindo a necessidade de limpar portas, janelas, pátios e paredes externas com frequência.
Árvores e plantas também removem da atmosfera compostos químicos poluentes, como carbono e nitrogênio, o que ajuda a reduzir gases do efeito estufa na atmosfera. Na prática, quanto mais árvores, maior é a circulação de ar puro para os moradores de uma região.
2. Temperatura amena
A presença excessiva de calçamentos e trechos asfaltados retêm o calor e, por si só, deixa os bairros mais abafados. Nos meses mais quentes do ano, moradores dessas regiões sofrem com altas temperaturas.
Lugares menos densos, construídos ao redor de parques e outras áreas verdes, não sofrem com o mesmo problema. A presença de árvores deixa o ambiente mais úmido, ventilado e sombreado, o que contribui para um clima mais agradável para todos de um bairro.
3. Espaços de lazer e recreação
Os parques arborizados costumam ser uma excelente opção de lazer para um passeio em família. Afinal, nada melhor que um gramado e uma sombra para conversar, fazer piquenique e descansar.
Além disso, as crianças podem brincar com tranquilidade em meio ao contato com a natureza do parque, enquanto os animais domésticos podem correr livremente, sem correr o risco de cruzar estradas movimentadas.
4. Incentivo à prática de atividades físicas
Áreas verdes estimulam uma vida mais saudável e ativa, principalmente nas grandes cidades, onde a tendência é ficar em casa e, no máximo, fazer exercício nas áreas de lazer do próprio condomínio.
Com um parque ao lado de casa, você pode preferir fazer duas horas de caminhada ao ar livre a passar horas em uma esteira. Principalmente no verão, é muito mais prazeroso e até saudável ficar ao ar livre.
5. Menor preocupação com poluição sonora
Respirar ar puro, sem a fumaça de escapamento, é um diferencial importante. Mas há outro tipo de poluição que incomoda quem vive nas grandes cidades: a poluição sonora. A solução para isso é morar em regiões com espaços mais abertos e, de preferência, coberto por plantas.
Árvores e plantas atuam como barreira sonora, reduzindo o incômodo causado por conta dos ruídos característicos dos centros urbanos. Sem falar que, onde existem áreas verdes, a quantidade de comércios e estradas movimentadas é menor, o que acaba contribuindo para um ambiente mais calmo e agradável aos moradores.
6. Boas noites de sono
Como estão suas noites de sono? Saiba que a localização do imóvel pode melhorar até essa parte da sua rotina?
Uma pesquisa recente sobre a relação das árvores com a saúde, feita pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas dormem melhor em locais com acesso direito à natureza, principalmente quem tem acima de 65 anos. A pesquisa utilizou dados de 250 mil cidadãos americanos para chegar a essa e outras conclusões importantes.
Longe dos ruídos e perto da natureza, você sentirá mais tranquilidade e bem-estar no lugar onde mora. Esse é o primeiro passo para ficar mais confortável e recuperar as energias durante o sono.
7. Contato com a vida animal
O asfalto e o concreto das grandes cidades afasta cada vez mais os seres humanos de qualquer contato direto com a natureza e a vida animal. Se restabelecer esse contato significa para você tranquilidade, paz e equilíbrio, busque um bairro com áreas verdes.
As árvores, plantas e riachos são o habitat de pássaros, peixes e outros animais que dependem das áreas arborizadas para sobreviver.
8. Menor risco de enchentes por conta das árvores
Além de melhorar a circulação de ar e fornecer umidade que ajuda na formação da chuva, as árvores conseguem absorver cerca de 250 litros d’água. Por essa razão, as pessoas que moram em bairros bem arborizados correm um risco menor de transitar em enchentes e alagamentos.
Quintais mantidos com grama, horta e árvores facilitam a infiltração da água da chuva no solo e a retenção da água nas folhas das plantas.
9. Redução do estresse
Não há como negar que o espaço de convívio diário influencia drasticamente o ânimo e o estado de humor de uma pessoa. Por isso, o conforto térmico, maior circulação de ar puro, incentivo à prática de exercício físico, entre outras vantagens das áreas verdes, contribuem para uma vida mais leve e produtiva.
10. Bairros mais bonitos
Por fim, a beleza dos espaços arborizados é algo único e que agrega um valor especial ao bairro. Quanto mais árvores, melhor a prefeitura da cidade consegue tornar o espaço agradável para todos que passam por ali. Já pensou em fazer uma caminhada pela manhã debaixo de uma abóboda de árvores e escutando o canto dos pássaros?
Quem mora em bairros arborizados sabe da importância disso e, ainda, pode fazer seu papel plantando uma muda em um parque, mantendo a beleza daquele local por muito mais tempo.
Viu como pode ser vantajoso morar em um bairro com áreas verdes? Se você busca mais equilíbrio e qualidade de vida no lugar onde escolheu viver com sua família, leve em consideração a vizinhança arborizada na hora de procurar um imóvel.
Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar sua pesquisa no blog da SPIN, agora com 5 razões para investir em construções sustentáveis. Vamos lá?