Se você está procurando um novo lugar para morar, já deve ter reparado que um mesmo tipo de apartamento, com as mesmas características, pode ter bastante variação em seu preço, a depender de onde ele está localizado, por exemplo.
Isso acontece porque o valor de um imóvel envolve uma série de critérios que podem influenciar seu preço e torná-lo mais caro ou mais barato.
Para ajudar você a avaliar melhor, vamos apresentar os principais pontos que são considerados nesse momento, além dos custos envolvidos no valor de um imóvel. Acompanhe!
O que está relacionado ao valor bruto do imóvel?
Localização
A localização é um dos pontos primordiais na hora de escolher um imóvel e, por isso, também é extremamente relevante para definição de seu valor.
Os bairros considerados nobres, com ruas mais tranquilas, fácil acesso e boa disponibilidade de serviços e transporte público, por exemplo, tendem a ter o preço do metro quadrado maior.
Valorização
Outro aspecto em destaque é a sua valorização, e isso depende muito também da localização do imóvel. Além disso, são levadas em consideração a estrutura e condições da propriedade, tecnologia, segurança e até mesmo a vista ― quanto mais atraente e agraciado pela luz do sol, mais valorizado ele será.
Estado de conservação
A conservação do imóvel é também muito importante! Portanto, dois apartamentos iguais, em um mesmo prédio, podem ter uma alteração de valor significativa. Alguns itens que são analisados nesse momento são:
- pintura;
- fechadura e trincos;
- parte elétrica;
- hidráulica;
- vidros;
- pisos e revestimentos.
Quais são os demais custos que envolvem o valor do imóvel?
Muita gente esquece, mas a compra de um imóvel envolve outros custos que devem ser considerados também na sua precificação. Abaixo, destacamos os principais. Confira!
Escritura
A escritura é um documento jurídico que registra a compra e venda de imóveis. Seu valor é tabelado, de acordo com o valor da propriedade e do estado em que ele está localizado.
ITBI
O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) se refere a um tributo municipal que é obrigatório quando acontece a aquisição de um imóvel.
Caso não haja o seu pagamento por parte do novo comprador, a documentação de transferência da propriedade não é liberada. A alíquota é até 3% do valor do imóvel, que varia de cidade para cidade.
Registro do Imóvel
O registro imobiliário transforma o comprador em proprietário do imóvel. Seu valor varia também de acordo com o estado e do preço da propriedade.
Por fim, vale ressaltar que são necessários alguns cuidados ao fazer avaliação do imóvel que está interessado.
Nesse sentido, é importante realizar uma pesquisa sobre o preço médio da região, de casas ou apartamentos semelhantes, ficar atento aos valores muito discrepantes e contar com a ajuda de um profissional, como um corretor, que entenda os critérios que definem o valor de um imóvel.
Gostou do nosso post e quer acompanhar mais conteúdos do mercado imobiliário? Então, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Youtube e Instagram.